Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1544
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Jôsy Rocha Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T17:07:40Z | - |
dc.date.available | 2017-10-16T17:07:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1544 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de licenciatura em linguagens e Códigos, da Universidade Federal do MA – Campus São Bernardo sob exigência da disciplina de Orientação de Monografia como requisito obrigatório para a obtenção do grau de licenciatura em Linguagens e Códigos. Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da segunda guerra mundial a literatura passou a apresentar com mais frequências testemunhos “reais”, a priori, experiências de indivíduos que foram vítimas dos horrores nos campos de concentração nazistas, e posteriormente, no senário da América Latina apresenta o testemunho de vozes que antes não possuíam vez, principalmente por sua classe socioeconômica. Neste contexto, objetivo desta pesquisa foi analisar o rap “Negro drama” do, Racionais Mc’s (grupo de rappers brasileiro) na perspectiva da literatura de testemunho. Para tanto, delimitamos alguns objetivos tais como: conhecer a literatura de testemunho e suas abordagens, bem como a literatura marginal; identificar os aspectos contextuais que influenciam “essas literaturas”; compreender as características que identificam o grupo RacionaisMc’s. Esta pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo (LAKATOS; MARCONI, 2004). Como principais aportes teóricos adotemos os postulados de Sigilimamm-Silva (2003), Reis (2007), Penna (2003), Santos (2012) dentre outros. Dividimos a pesquisa em duas etapas: i) revisão bibliográfica da literatura selecionada da área; ii) análises do corpus da pesquisa. Averiguemos por meio da pesquisa que no rap “negro drama” é exposta uma “exaltação” do negro sobrevivente às adversidades socioeconômicas num contexto social, no qual se evidências estereótipos – enranças de um passado-presente escravista e racista - que contribui para a segregação da população pobre (na sua maioria negra/parda) às margens da sociedade em ambientes hostis as condições básicas à vida. Um exemplo de testemunho “ficcionado” carregado de pluralidade, de vozes de “negros-dramas”, que se representam num coletivo comum, contudo um rap cuja poesia também expõe sujeitos individuais. ______________ ABSTRACT: Since World War II, literature has presented more frequently "real" testimonies, a priori, experiences of individuals who were victims of the horrors in the Nazi concentration camps, and later, in the Latin American senate, presents the testimony of voices that before They did not have time, mainly by their socioeconomic class. In this context, the objective of this research was to analyze rap "Negro drama", Racionais Mc's, Brazilian rappers group from the perspective of the testimonial literature. To do so, we delimit some objectives such as: to know the literature of testimony and its approaches, as well as marginal literature; Identify the contextual aspects that influence "these literatures"; Understand the characteristics that identify the Racionais Mc's group. This research is a qualitative bibliographical study (LAKATUS; MARCONI, 2004). As main theoretical contributions we adopt the postulates of Sigilimamm-Silva (2003), Reis (2007), Penna (2003), Santos (2012) among others. We divided the research into two steps: i) bibliographical review of the selected literature of the area; Ii) analysis of the research corpus. Let us find out from the research that in the "black drama" rap is exposed an "exaltation" of the surviving black to socioeconomic adversities in a social context, in which evidence stereotypes - enrages of a slave and racist past-present - that contributes to the segregation of Population (mostly black / brown) on the margins of society in hostile environments the basic conditions of life. An example of "fiction" testimony loaded with plurality of "black-dramas" voices, which are represented in a common collective, yet a rap whose poetry also exposes individual subjects. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Negro Drama | pt_BR |
dc.subject | Testemunho | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Black Drama | pt_BR |
dc.subject | A testimony | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.title | “NÃO É CONTO,/ NEM É FÁBULA,/ LENDA OU MITO”: ANÁLISE DA MUSICA NEGRO DRAMA SOBRE O VIÉS DA LITERATURA DE TESTEMUNHO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JosySilva.pdf | TCC | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.