Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1545
Título: A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: ESPAÇOS DISTINTOS E NECESSIDADES COMUNS
Autor(es): SOUSA, Jessyca Regina Cavalcante
Palavras-chave: Aprendizagem
Família
Escola
Learning
Partnership
Family
School
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: Este trabalho visa refletir sobre a parceria entre família e escola e sua importância no desenvolvimento da criança. Esta parceria pode ser muito importante e favorável para que ambas possam compreender qual função lhes é atribuída, não responsabilizando somente a escola pelos resultados de seus filhos e delegando unicamente a ela, a tarefa de educar seus filhos e, por outro lado, a escola não se ver como corresponsável no processo formativo do aluno. Esta é uma pesquisa de campo apoiada em pesquisas bibliográficas de artigos, revistas e textos relacionados ao tema assim como a análise qualitativa dos questionários aplicados. A pesquisa de campo se deu na Unidade Escolar Antônio Monteiro, situada na rua Coronel Francisco Moreira, centro de Santa Quitéria do Maranhão com professores e pais de alunos do ensino fundamental II e tem como objetivos refletir sobre o papel da escola e da família na formação dos alunos, bem como discutir a importância da afetividade para o seu desenvolvimento cognitivo, e; analisar a luz da realidade, como vem acontecendo esta parceria entre família e escola e suas consequências. O texto se organiza em quatro capítulos mais as considerações finais. E, nas considerações finais constam as conclusões construídas durante o processo de sua realização. ____________ ABSTRACT: This work aims to reflect on the partnership between family and school and its importance in child development. This partnership can be very important and favorable so that both can understand what function they are assigned, not only blaming the school for the results of their children and delegating solely to it, the task of educating their children and, on the other hand, the school does not To be seen as co-responsible in the student's formative process. This is a field research based on bibliographic research of articles, journals and texts related to the subject as well as the qualitative analysis of the questionnaires applied. Field research was carried out at the Antônio Monteiro School Unit, located at Coronel Francisco Moreira street, in the center of Santa Quitéria do Maranhão, with teachers and parents of elementary school students II and aims to reflect on the role of school and family in the formation Of students, as well as discuss the importance of affectivity for their cognitive development, and; Analyze the light of reality, how has this partnership between family and school and its consequences. The text is organized into four chapters plus the final considerations. And, the final considerations include the conclusions built during the process of its realization.
Descrição: Monografia apresentada Na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, campus São Bernardo, como requisito para obtenção do título de licenciada em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1545
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JessycaSousa.pdfTCC383,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.