Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1546
Título: O MEDO E SUA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL: UMA REFLEXÃO DO LIVRO “PEQUENO MANUAL DE MONSTROS CASEIROS”, DE STANISLAV MARIJANOVIC
Autor(es): SILVA, Leonária Costa
Palavras-chave: Medo
Literatura Infantil
Leitura
Crescimento intelectual
Fear
Children's literature
Reading
Intellectual growth
Data do documento: 14-Jun-2017
Resumo: Este trabalho científico partiu da premissa de analisar a questão do medo na Literatura Infantil, a obra principal usada foi o livro “Pequeno manual de monstros caseiros”, do escritor Stanislav Marijanovic (1998). Discorreu-se sobre a Literatura, Literatura Infantil e Literatura Infantil no Brasil. Usou-se para um maior aprofundamento no mundo infantil, livros nacionais e internacionais que tinham como tema o medo. Teve-se como objetivos: demonstrar através de todo o percurso do medo na Literatura Infantil que a criança aprende e compartilha as suas experiências literárias conforme a sua leitura, considerar a Literatura como algo a ser dividido “com todos” e “para todos”, bem como no âmbito escolar ou social; abordar a Literatura Infantil como parte importante para o amadurecimento literário nos primeiros anos de vida; trazer a Literatura Infantil Brasileira como método de crescimento intelectual propiciando meios de conhecer a carreira de alguns escritores e ilustradores e o seus papeis fundamentais no progresso literário de cada criança; despertar na criança o lado poético do mundo do conto de fadas e demais historinhas a fim de que ela se familiarize com a literatura. Pesquisou-se livros infantis cujo enfoque fosse o medo. De cada material escolhido foi abordado um tipo de personagem, entre eles: bruxa, lobo, monstro etc. Usou-se como aportes teóricos Abramovich (1989), Zilberman e Lajolo (2003) que passaram anos estudando sobre a Literatura na infância e no Brasil, e Bettelheim (2002) que preocupou-se em analisar magicamente a verdadeira essência do conto de fadas. A criança deve ter o primeiro contato com o livro infantil ainda no ventre materno como forma de criar uma ligação mais profunda com o seu genitor-leitor e, para que o mesmo ajude-a no mundo real e quando for inserida na educação infantil ela esteja familiarizada com o fictício. ___________ ABSTRACT: This scientific work started from the premise of analyzing the issue of fear in Children's Literature, the main literary work used was the book “Small Manual of Homemade Monsters”, written by Stanislav Marijanovic (1998). In it was discussed on Literature, Children's Literature and Children's Literature in Brazil. Was used for a deepening in the children's world, national and international books which had as its theme the fear. Its objectives were to demonstrate through the whole course of fear in Children's Literature that the child learns and shares its literary experiences according to its reading, consider Literature as something to be shared with everyone and for everyone, as well as in the its school or social environment; to approach Children's Literature as an important part of its literary maturation in the first years of life; to bring Brazilian Children's Literature as a method of intellectual growth by providing means of knowing the career of some of its writers and illustrators and their fundamental roles in the literary progress of each child; to awaken in the child the poetic side of the world of the fairy tale and other stories so that it acquaints itself with the literature. Children's books were searched whose focus was fear, of each material chosen was approached a type of character, among them: witch, wolf, monster etc. The theoretical contributions were Abramovich (1989), Zilberman and Lajolo (2003) who spent years studying literature in the childhood and in the Brazil and Bettelheim (2002) was concerned with magically analyzing the true essence of the story fairy tales. The child should have the first contact with the children's book still in the womb as a way to create a deeper connection with its parent-reader, and for it to help it in the real world and when it be inserted in the infantile education, the same be familiar with the fictitious.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Federal do Maranhão para a obtenção do título de Licenciada em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1546
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonariaSilva.pdfTCC1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.