Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1549
Título: A GERAÇÃO DA UTOPIA: a representação dos jovens na construção da independência de Angola
Autor(es): COSTA, Maria do Socorro Nascimento da
Palavras-chave: Literatura Africana
Analise literária
Angola
African Literature
Literary analysis
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: Este trabalho tem como propósito fazer uma análise do romance A Geração da Utopia, do angolano Pepetela. O presente estudo objetivo analisar aspectos importantes na construção da independência de Angola, in lócus a representação dos jovens angolanos nesse processo, assim como na também representação desses jovens angolanos na transição de utopia para distopia e nesse ínterim a construção de nação ao longo das duas primeiras partes do romance do autor. Para esta análise será necessária uma breve discussão acerca de algumas categorias fundamentais para o trabalho, tais como: o contexto da lusofonia, o início da literatura em Angola e seu contexto de produção e o projeto literário do autor. Esta é uma pesquisa bibliográfica, que está sob amparo de autores como Fonseca (2015), Amâncio (2014) e Chaves (2005) que debatem sobre o desenvolvimento das literaturas africanas de língua portuguesa no contexto pós-colonial, o que coaduna com a proposta de Pepetela no referido romance. Como resultado, chegamos à conclusão que no acompanhar da trajetória dos jovens intelectuais que compõem as personagens e que idealizaram um país utópico no decorrer do romance criam discursos que vão ganhando outras formas, percebendo o início de um processo de distopia, desilusão para alguns, assim como mudanças de um discurso idealista para oportunista. _____________ ABSTRACT: This work has as purpose to make an analysis of the novel The Generation of Utopia, of the Angolan Pepetela; The present study aims to analyze important aspects in the construction of the independence of Angola, in loco the representation of Angolan youth in this process, as well as in the representation of these Angolan youth in the transition from utopia to dystopia and in the meantime the construction of nation along the first two Parts of the author's novel. For this analysis it will be necessary a brief discussion about some fundamental categories for the work, such as: the context of lusophony, the beginning of the literature in Angola and its context of production and the literary project of the author. This is a bibliographical research that is supported by authors such as Fonseca (2015), Amâncio (2014) and Chaves (2005) who discuss the development of Portuguese-language African literatures in the postcolonial context, which is in line with the proposal Of Pepetela in that novel. As a result, we came to the conclusion that in following the trajectory of the young intellectuals who make up the characters and who idealized a utopian country in the course of the novel, they create speeches that are gaining in other forms, perceiving the beginning of a process of dystopia, disillusionment for some, as well As shifts from an idealistic to an opportunist discourse.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Licenciatura em Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Linguagens e Códigos com habilitação em Português.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1549
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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