Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARDOSO, Gildene Farias-
dc.date.accessioned2017-10-16T19:02:45Z-
dc.date.available2017-10-16T19:02:45Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1551-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos com habilitação em Português da Universidade Federal do Maranhão – Campus São Bernardo, para obtenção do grau de Licenciada em Linguagens e Códigos – Português.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral: analisar se a pesquisa escolar de alunos do 3º ano do Ensino Médio, da escola Centro de Ensino Deborah Correia Lima, revela marcas de autoria. A partir do objetivo geral, elaboramos os seguintes objetivos específicos: 1) investigar como os professores das disciplinas de Artes, Biologia e Língua Portuguesa orientam os alunos na produção do gênero pesquisa escolar; 2) investigar se os alunos possuem habilidades necessárias para pesquisarem a partir do hipertexto; 3) analisar se os textos dos alunos (pesquisa escolar) revelam marcas de autoria. Nosso estudo é uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que pretende responder a seguinte questão problema: A pesquisa escolar dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, feita a partir da leitura hipertextual, revela autoria? A fim de respondermos esse questionamento, adotamos como instrumentos de análise: entrevistas e questionários com os professores da disciplina de Artes, Biologia e Português do 3° ano do Ensino Médio; observação não-participante, questionários com os alunos, das respectivas séries, e textos dos alunos pesquisados. Levando em conta nossos objetivos, adotamos autores tais como: Bagno (2014), Xavier (2010), Marcushi (2001), Fiorin (2008), Koch (2007), Bakhtin (2003[1979]. Os resultados da pesquisa apontam para a grande necessidade de se rever como estão acontecendo as pesquisas escolares com uso da internet, pois o que constatamos foi que os alunos demonstram poucas habilidades nesse tipo de pesquisa. Os textos frutos da pesquisa escolar, geralmente, são cópias, sem marcas de autoria. ___________ ABSTRACT: The present work "Hypertextual reading in the construction of the authorship of the school research genre" has the general objective: To analyze if the school research of students of the 3rd year of the High School of the Center of Education Deborah Correia Lima, made on the Internet, reveals authorship marks. From the general objective, we elaborate the following specific objectives: to investigate if the school research, done on the Internet, is a recurrent practice among the students in the subjects: arts, Biology and Portuguese; Analyze how teachers guide school research in the digital internet space; Analyze authorship marks in texts belonging to the genre scholarly research of the students made from the hypertextual reading. Our study is a field research, of a qualitative nature, that intends to answer our problem question: Does the school research of the students of the 3rd year of High School, made from the hypertextual reading, reveal authorship? In order to answer this question, we adopt As an instrument of analysis: interviews and questionings with the professors of the discipline of Arts, Biology and Portuguese of the 3rd year of the high school of the Center of Education Deborah Correia Lima. We also adopted the non-participant observation, questionnaires with the students of the respective series and texts of the students surveyed. Taking into account our objectives, we have adopted authors such as: Bagno (2014) Xavier (2010) Marcushi (2001) Fiorin (2008) Koch (2007), Bakhtin (2003 [1979]) The results of the research point to the great need to review As are the school searches using the Internet, because what we found was that the students demonstrate few skills in this type of research.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPesquisa Escolarpt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectLeitura Hipertextualpt_BR
dc.subjectSchool Searchpt_BR
dc.subjectAuthorshippt_BR
dc.subjectReading Hypertextualpt_BR
dc.titleA pesquisa escolar e a leitura hipertextual: autoria ou cópia?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GildeneCardoso.pdfTCC1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.