Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPIRES, Leandson Rocha-
dc.date.accessioned2017-10-17T14:24:43Z-
dc.date.available2017-10-17T14:24:43Z-
dc.date.issued2017-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1559-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração de Empresas.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia aborda a perspectiva do mercado de trabalho sobre quais competências comportamentais são relevantes, pela visão de empresas maranhenses selecionadas no ranking regional da Great Place to Work e o nível de competências comportamentais dos graduandos em Administração da Universidade Federal do Maranhão. Sendo as organizações sistemas sociais constituídos por pessoas com interesses e motivações diversos, torna-se de suma importância o cuidado com a potencialização, esenvolvimento e estudo das competências comportamentais, bem como o papel da educação neste processo. O estudo justifica-se pela importância do conhecimento das necessidades dos graduandos e do mercado, na busca de ferramentas que possibilitem o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências comportamentais da carreira profissional do administrador. O interesse neste estudo surgiu da observação da influência fundamental das competências comportamentais no ambiente de trabalho e da pouca relevância dada ao estudo e desenvolvimento destas no ambiente acadêmico. O estudo é quanti qualitativo e, quanto aos fins, uma pesquisa descritiva, com coleta de dados documental. Foram aplicados questionários com empresas e alunos de administração. A fundamentação conceitual teve como base autores europeus, norte-americanos e brasileiros que englobam diversas perspectivas sobre competência, desde a abordagem da competência enquanto atributo à observação da competência como ação prática. Aborda ainda a relação entre educação e produtividade e a discussão sobre os tipos de competências e sua relação com o planejamento estratégico. Foram consultadas publicações em livros, revistas, jornais, artigos, teses e dissertações, bem como base de acervos virtuais de universidades nacionais e internacionais, por meio de busca no Google, Google Acadêmico, Periódicos Capes, Scielo e Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, assim como páginas com conteúdo específico. Os resultados mostram que existem algumas deficiências em relação às competências comportamentais dos graduandos em administração, bem como, em vários aspectos, um desajustamento com as necessidades comportamentais das organizações.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectCompetências comportamentais;pt_BR
dc.subjectGestão por competência;pt_BR
dc.subjectGestão de Pessoas;pt_BR
dc.subjectBehavioral competences;pt_BR
dc.subjectManagement by competence;pt_BR
dc.subjectPeople management.pt_BR
dc.titleCOMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: comparativo entre as exigências das empresas maranhenses e as competências comportamentais apresentadas por alunos de Administração da UFMApt_BR
dc.title.alternativeBEHAVIORAL COMPETENCES: comparing the demands of companies and the behavioral competences presented by students of Administration of UFMApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandsonPires.pdfTrabalho de Conclusão de Curso770,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.