Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Gilson Nascimento-
dc.date.accessioned2017-10-17T14:49:20Z-
dc.date.available2017-10-17T14:49:20Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1561-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso Superior de Administração de Empresas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetivou investigar o processo de Inclusão de alunos com deficiência visual, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante a sua graduação, a fim de verificar as barreiras e os facilitadores encontrados por esses estudantes no cotidiano do ensino superior, considerando a perspectiva dos próprios alunos. O estudo caracteriza-se como um estudo de caso como metodologia com finalidade exploratória. Para a realização do mesmo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários, entrevistas emiestruturadas e observações do ambiente. A pesquisa começou a ser idealizada desde 2010, quando do meu ingresso na UFMA, e se concretizou em 2017. Participaram deste trabalho alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, com limitação visual. Observou-se que a política de inclusão desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão, apesar de desenvolver um trabalho em direção ao processo de inclusão, para os deficientes visuais, necessita de alguns ajustes, sobretudo, no que diz respeito a operacionalização da Políticas Educacionais que visam a efetivação do processo de inclusão de alunos com deficiência na educação superior, e maior quantitativo de recursos humanos e materiais que possam concretizar as políticas de inclusão na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPolíticas de Inclusão;pt_BR
dc.subjectAcessibilidade;pt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégico;pt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégico.pt_BR
dc.subjectInclusion Policies;pt_BR
dc.subjectAccessibility;pt_BR
dc.subjectStrategic Planning.pt_BR
dc.titlePOLÍTICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: ingresso e permanência sob a perspectiva dos alunos.pt_BR
dc.title.alternativePOLICIES OF INCLUSION OF VISUAL DEFICIENT STUDENTS IN THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO: admission and stay under the students' perspective.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilsonNascimentoSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.