Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBÍLIO, Ana Isabel da Silva-
dc.date.accessioned2017-10-17T15:02:59Z-
dc.date.available2017-10-17T15:02:59Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1562-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Bacharel em Administração.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a importância de se adotar uma concepção avaliativa na educação superior, a fim de garantir a qualidade no ensino, este trabalho se propôs a avaliar o curso de Administração da Ufma a partir da visão dos alunos do curso de administração que possuíam 70% ou mais de carga horária integralizada, como sujeitos envolvidos nesse processo, compreendendo uma amostra de 51 respondentes que representa 60% do universo de 84 alunos que preenchiam essa condição. Tomando como referência as três dimensões consideradas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) em seu instrumento de avaliação dos cursos de graduação, buscou-se conhecer a percepção desses alunos sobre essas dimensões no curso de Administração, e verificar o seu grau de satisfação com base nas suas experiências vivenciadas. Dentre os referenciais teóricos que nos fundamentaram acerca do tema, temos as contribuições de Demo (2000), Chauí (2000), Ristoff e Giollo (2006), Ranieri (2000), Cavalcante (2000), Davok (2007) e Verhine e Dantas (2005), fazendo uso ainda de fontes como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ministério da Educação (MEC) e Lei de Diretrizes e Bases (LDB), dentre outros sites e blogs. Como técnica para coleta de dados optou-se pela aplicação de questionários com perguntas fechadas, caracterizando-se como uma pesquisa quantitativa, exploratória, e estudo de caso. Os resultados revelaram que os alunos avaliam o curso positivamente, se mostrando em conformidade com a avaliação feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a qual o curso obteve nota máxima (5), salientando, ainda, que tal visão serve de subsídio para provocar a transformação no ambiente acadêmico, de forma a contribuir para a melhoria contínua da qualidade da educação superior, fazendo-se necessário uma preocupação constante em aprimorar o curso e adaptá-lo às exigências e características do mercado de trabalho e da sociedade, em nível regional, nacional e mundial.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação superior;pt_BR
dc.subjectAvaliação de curso;pt_BR
dc.subjectAdministração;pt_BR
dc.subjectHigher education;pt_BR
dc.subjectCourse evaluation;pt_BR
dc.subjectManagement.pt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFMA NA VISÃO DOS ALUNOSpt_BR
dc.title.alternativeEVALUATION OF THE UFMA ADMINISTRATION COURSE IN THE VIEW OF STUDENTSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaIsabelBílio.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.