Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1565
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Missiana de Sousa da | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-17T15:50:33Z | - |
dc.date.available | 2017-10-17T15:50:33Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1565 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Ciências Naturais-Química da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Naturais/Química. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou diagnosticar a realidade das escolas do município de Grajaú/MA quanto ao desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), como está sendo trabalhado tal assunto, bem como suas práticas educativas, e quais disciplinas vem sendo inseridas no ensino de Educação Ambiental (EA). É sabido que a escola é local onde ocorre o processo de ensino-aprendizagem, sendo assim por meio desse processo, que o ensino de EA deve ser inserido e transmitido de forma interdisciplinar nas escolas. A literatura examinada forneceu dados de que, em algumas escolas, este ensino não vem sendo transmitido como determina as leis e diretrizes, que os desafios encontrados para promover EA dentro das escolas são bem maiores do que se pensa, o maior dos problemas está na falta de vontade de lutar por um ambiente ecologicamente equilibrado e sustentável. Trata-se de uma pesquisa de campo, em que ocorreu a aplicação de um questionário aos professores do Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano a fim de averiguar como estes professores vêm desenvolvendo EA no cotidiano da vida escolar. Ao fim do estudo conclui-se que o ensino de EA necessita ser revisto e reavaliado. Discutir EA bem como ações e atitudes que necessitam ser tomadas para que mudanças ocorram tem emergência, pois este ensino está fragilizado e fragmentado pela falta de compromisso de educadores. Para ensinar EA não necessita ser somente professor de Ciências e sim revelar o educador ambiental que existe dentro de cada profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental; | pt_BR |
dc.subject | Ensino; | pt_BR |
dc.subject | Transversalidade; | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade; | pt_BR |
dc.subject | Environmental education; | pt_BR |
dc.subject | Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Transversality | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity. | pt_BR |
dc.title | REALIDADE DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GRAJAÚ, MARANHÃO. | pt_BR |
dc.title.alternative | REALITY OF SCHOOL ENVIRONMENTAL EDUCATION TEACHING MUNICIPALITIES OF GRAJAÚ, MARANHÃO. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MissianaSilva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 180,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.