Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Missiana de Sousa da-
dc.date.accessioned2017-10-17T15:50:33Z-
dc.date.available2017-10-17T15:50:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1565-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Ciências Naturais-Química da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Naturais/Química.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou diagnosticar a realidade das escolas do município de Grajaú/MA quanto ao desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), como está sendo trabalhado tal assunto, bem como suas práticas educativas, e quais disciplinas vem sendo inseridas no ensino de Educação Ambiental (EA). É sabido que a escola é local onde ocorre o processo de ensino-aprendizagem, sendo assim por meio desse processo, que o ensino de EA deve ser inserido e transmitido de forma interdisciplinar nas escolas. A literatura examinada forneceu dados de que, em algumas escolas, este ensino não vem sendo transmitido como determina as leis e diretrizes, que os desafios encontrados para promover EA dentro das escolas são bem maiores do que se pensa, o maior dos problemas está na falta de vontade de lutar por um ambiente ecologicamente equilibrado e sustentável. Trata-se de uma pesquisa de campo, em que ocorreu a aplicação de um questionário aos professores do Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano a fim de averiguar como estes professores vêm desenvolvendo EA no cotidiano da vida escolar. Ao fim do estudo conclui-se que o ensino de EA necessita ser revisto e reavaliado. Discutir EA bem como ações e atitudes que necessitam ser tomadas para que mudanças ocorram tem emergência, pois este ensino está fragilizado e fragmentado pela falta de compromisso de educadores. Para ensinar EA não necessita ser somente professor de Ciências e sim revelar o educador ambiental que existe dentro de cada profissional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação ambiental;pt_BR
dc.subjectEnsino;pt_BR
dc.subjectTransversalidade;pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade;pt_BR
dc.subjectEnvironmental education;pt_BR
dc.subjectTeaching;pt_BR
dc.subjectTransversalitypt_BR
dc.subjectInterdisciplinarity.pt_BR
dc.titleREALIDADE DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GRAJAÚ, MARANHÃO.pt_BR
dc.title.alternativeREALITY OF SCHOOL ENVIRONMENTAL EDUCATION TEACHING MUNICIPALITIES OF GRAJAÚ, MARANHÃO.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MissianaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso180,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.