Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Arguilis André Alvarenga | - |
dc.date.issued | 2016-03-29 | - |
dc.description.abstract | O intuito deste trabalho é estudar os fatos vividos por estudantes e professores do Ensino Médio do município de Grajaú/ MA, perante o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química. No intuito de identificar os porquês desta aversão a uma das ciências mais bem conceituadas como a Química. Trata-se de uma pesquisa de campo, com a aplicação de dois questionários para a coleta de dados qualitativos. Um diretamente voltado aos docentes e o outro aos discentes de 02 (duas) Escolas Públicas do Ensino Médio e 01 (uma) Escola particular. A partir das analises dos resultados, pode se constatar que algumas deficiências e dificuldades são caracterizadas pela má formação dos alunos no Ensino Fundamental, o que acarretaram deficiências que manifestam-se principalmente na leitura e na escrita. Geralmente estes estudantes não conseguem compreender o que leem e nem redigirem textos. Outro ponto forte é a dificuldade de realizar cálculos simples e fundamentais de matemática. Isto faz uma grande diferença no aprendizado de Química. Em relação à formação dos professores, o problema está na qualidade da formação continuada e num plano sólido de cargos e careiras que os garanta melhor estabilidade, necessária para que possam desempenhar um bom trabalho. Pois com uma formação insatisfatória, os professores são obrigados a ministrar aulas de baixa propriedade didática, desvinculando a Química da realidade dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino e Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química; | pt_BR |
dc.subject | High school; | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning process; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching; | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ, MARANHÃO: Fragilidades do Ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | THE TEACHING OF CHEMISTRY IN THE MUNICIPALITY OF GRAJAÚ, MARANHÃO: Fragilidades do Ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArguilisSousa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 18,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.