Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Arguilis André Alvarenga-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.description.abstractO intuito deste trabalho é estudar os fatos vividos por estudantes e professores do Ensino Médio do município de Grajaú/ MA, perante o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química. No intuito de identificar os porquês desta aversão a uma das ciências mais bem conceituadas como a Química. Trata-se de uma pesquisa de campo, com a aplicação de dois questionários para a coleta de dados qualitativos. Um diretamente voltado aos docentes e o outro aos discentes de 02 (duas) Escolas Públicas do Ensino Médio e 01 (uma) Escola particular. A partir das analises dos resultados, pode se constatar que algumas deficiências e dificuldades são caracterizadas pela má formação dos alunos no Ensino Fundamental, o que acarretaram deficiências que manifestam-se principalmente na leitura e na escrita. Geralmente estes estudantes não conseguem compreender o que leem e nem redigirem textos. Outro ponto forte é a dificuldade de realizar cálculos simples e fundamentais de matemática. Isto faz uma grande diferença no aprendizado de Química. Em relação à formação dos professores, o problema está na qualidade da formação continuada e num plano sólido de cargos e careiras que os garanta melhor estabilidade, necessária para que possam desempenhar um bom trabalho. Pois com uma formação insatisfatória, os professores são obrigados a ministrar aulas de baixa propriedade didática, desvinculando a Química da realidade dos alunos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino Médio;pt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino e Aprendizagem;pt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectHigh school;pt_BR
dc.subjectTeaching and learning process;pt_BR
dc.subjectChemistry teaching;pt_BR
dc.titleO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ, MARANHÃO: Fragilidades do Ensinopt_BR
dc.title.alternativeTHE TEACHING OF CHEMISTRY IN THE MUNICIPALITY OF GRAJAÚ, MARANHÃO: Fragilidades do Ensinopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArguilisSousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso18,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.