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http://hdl.handle.net/123456789/156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Uchôa, Bruno Eduardo Ataíde | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-26T19:26:42Z | - |
dc.date.available | 2014-09-26T19:26:42Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/156 | - |
dc.description.abstract | Ao contrário das entidades particulares, que dispõem de ampla liberdade quando pretendem adquirir um bem ou contratar serviços, a Administração Pública necessita adotar um procedimento preestabelecido e determinado por lei, denominado Licitação. A licitação garante às entidades governamentais preços mais vantajosos, pois possibilita a disputa entre os interessados em com elas firmar contrato administrativo. O processo licitatório é composto por várias modalidades, que são a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso, o leilão e o pregão. Dentre estas modalidades, o pregão é considerado o que traz mais vantagens para as entidades públicas. O pregão pode ser presencial ou eletrônico, sendo o presencial o foco de estudo deste trabalho. Os Serviços Sociais Autônomos, que são entidades paraestatais, ou seja, atuam ao lado do Estado, como entes associados de colaboração, não integrando a Administração Pública, possuem regulamentação própria de licitação. Um dos componentes dos Serviços Sociais Autônomos é o SENAC/MA. O presente estudo buscou avaliar a celeridade, transparência e a economicidade que o pregão presencial proporciona ao SENAC/MA, através de análise de dados disponibilizados pela instituição. Através destes dados, alguns compilados em tabelas, podem-se perceber a eficácia do pregão presencial em gerar economia nos preços de produtos e serviços, pois no ano de 2012 o SENAC/MA economizou R$ 155.691,97 em suas compras e contratações de serviços; agilidade nos processos, pois os prazos de realização do pregão são menores que de outras modalidades, além da inversão de fases que “enxuga” a burocracia documental; e transparência nas negociações, por ser um certame cujo edital é publicado em jornais de grande circulação no estado e no site do SENAC/MA e realizado em sessão pública. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Licitação | pt_BR |
dc.subject | Pregão presencial | pt_BR |
dc.subject | Celeridade | pt_BR |
dc.subject | Transparência | pt_BR |
dc.subject | Economicidade | pt_BR |
dc.title | Pregão presencial do SENAC/MA: celeridade, transparência e economicidade na aquisição de produtos e contratação de serviços | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Monografia Bruno Eduardo Ataíde Uchôa.pdf | 842,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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