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http://hdl.handle.net/123456789/1570
Título: | CONTROLE MULTIVARIÁVEL PARA SISTEMAS DE NÍVEL DE TANQUES BASEADO EM TEORIA DE EVENTOS DISCRETOS. |
Título(s) alternativo(s): | MULTIVARIABLE CONTROL FOR TANK LEVEL SYSTEMS BASED ON THEORY OF DISCRETE EVENTS. |
Autor(es): | BUENO, Guilherme Saraiva |
Palavras-chave: | SED; SVC; Controlador PI; Sistemas de Reservatórios; Controlador Lógicos Programáveis Discrete Event System; Continuous Variables Systems; PI controller; Reservoir Systems; Programmable Logic Controller |
Data do documento: | 26-Jul-2017 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O desenvolvimento de um sistema de controle de nível de liquido em três tanques dispostos em cascata com base em eventos discretos e variáveis contínuas é apresentado nesta monografia. O objetivo é controlar o nível de água nos dois tanques mais elevados. Para isto, desenvolveu-se um sistema de controle de velocidade das bombas, utilizando a função PID do controlador lógico programável em linguagem Ladder. Por meio de modulação, a rotação do motor é reduzida quando o nível de fluido se aproxima do nível máximo evitando que o motor desligue, e à medida que o nível do liquido diminui a rotação do motor aumenta. Caso o nível máximo de cada tanque seja alcançado as bombas são desligadas por segurança. O trabalho apresenta duas abordagens. A primeira baseia-se no modelo matemático do processo para representar o comportamento do sistema de nível de tanques. A segunda na realização do projeto e de experimentos, no desenvolvimento dos dispositivos de controle de largura de pulso e sensores de nível, para aplicar no sistema as técnicas de controle assimiladas na teoria. |
Descrição: | The development of a liquid level control system in three tanks arranged in a cascade based on discrete events and continuous variables is presented in this monograph. The objective is to control the water level in the two highest tanks. For this, a system of speed control of the pumps was developed, using the PID function of the programmable logic controller in Ladder language. By means of modulation, the engine speed is reduced when the fluid level approaches the maximum level preventing the engine from turning off, and as the liquid level decreases the engine speed increases. If the maximum level of each tank is reached the pumps are switched off for safety. The paper presents two approaches. The first is based on the mathematical model of the process to represent the behavior of the tank-level system. The second in the realization of the project and experiments, in the development of pulse width control devices and level sensors, to apply in the system the control techniques assimilated in theory. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1570 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus do Bacanga |
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