Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1583
Título: DINÂMICA EDUCACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS TENTEHAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA INDÍGENA
Título(s) alternativo(s): EDUCATIONAL DYNAMICS OF INDIGENOUS PEOPLE TRYING: AN EXPERIENCE IN THE INDIGENOUS SCHOOL
Autor(es): SILVA, Wanna Rodrigues da
Palavras-chave: Educação escolar;
Tentehar;
Relações interétnicas;
School education;
Tentehar;
Interethnic relations.
Data do documento: 29-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Os processos educacionais escolares indígenas vêm se destacando ao longo da história brasileira como um processo conflituoso. Neste contexto, destacouse uma acentuada relação de poder e dominação, por parte dos colonizadores. Ao considerar as diversas mudanças ocorridas na educação escolar indígena no Brasil nos últimos anos, o presente trabalho visa destacar questões referentes à educação escolar dos povos Tentehar no município de Grajaú, Maranhão. A escola na área indígena tem como função primordial atender os anseios dos povos que convivem naquela região, bem como preservar sua cultura e seus costumes. O processo escolar no qual estes povos estão inseridos devem priorizar garantir sua autonomia. A pesquisa tem por finalidade analisar como a educação indígena está sendo implementado na rede municipal de ensino em Grajaú, Maranhão. Efetua uma reflexão sobre o ensinobásico, observando que métodos pedagógicos da sociedade contemporânea foram incluídos no processo de ensino e aprendizado dos indígenas, em conflito ao que se chama de uma “educação diferenciada”. Como procedimentos metodológicos, faz uso da observação etnográfica, da análise de conteúdo e documental. A educação é, sobretudo responsável pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais de um povo, com isto ressalta-se que o contato interétnico dos povos indígenas com os não-índios contribui significativamente para a ressignificação dos valores e costumes dos mesmos. Observa-se um processo de tentativa de colonizar saberes e práticas, via o uso da escola, por parte do Estado.
Descrição: Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Geografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como pré-requisito para obtenção do Grau de Licenciada em Ciências Humanas/Geografia por esta instituição.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1583
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WannaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.