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dc.contributor.authorSILVA, Wanna Rodrigues da-
dc.date.accessioned2017-10-19T12:25:15Z-
dc.date.available2017-10-19T12:25:15Z-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1583-
dc.descriptionMonografia apresentada à Coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Geografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como pré-requisito para obtenção do Grau de Licenciada em Ciências Humanas/Geografia por esta instituição.pt_BR
dc.description.abstractOs processos educacionais escolares indígenas vêm se destacando ao longo da história brasileira como um processo conflituoso. Neste contexto, destacouse uma acentuada relação de poder e dominação, por parte dos colonizadores. Ao considerar as diversas mudanças ocorridas na educação escolar indígena no Brasil nos últimos anos, o presente trabalho visa destacar questões referentes à educação escolar dos povos Tentehar no município de Grajaú, Maranhão. A escola na área indígena tem como função primordial atender os anseios dos povos que convivem naquela região, bem como preservar sua cultura e seus costumes. O processo escolar no qual estes povos estão inseridos devem priorizar garantir sua autonomia. A pesquisa tem por finalidade analisar como a educação indígena está sendo implementado na rede municipal de ensino em Grajaú, Maranhão. Efetua uma reflexão sobre o ensinobásico, observando que métodos pedagógicos da sociedade contemporânea foram incluídos no processo de ensino e aprendizado dos indígenas, em conflito ao que se chama de uma “educação diferenciada”. Como procedimentos metodológicos, faz uso da observação etnográfica, da análise de conteúdo e documental. A educação é, sobretudo responsável pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais de um povo, com isto ressalta-se que o contato interétnico dos povos indígenas com os não-índios contribui significativamente para a ressignificação dos valores e costumes dos mesmos. Observa-se um processo de tentativa de colonizar saberes e práticas, via o uso da escola, por parte do Estado.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação escolar;pt_BR
dc.subjectTentehar;pt_BR
dc.subjectRelações interétnicas;pt_BR
dc.subjectSchool education;pt_BR
dc.subjectTentehar;pt_BR
dc.subjectInterethnic relations.pt_BR
dc.titleDINÂMICA EDUCACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS TENTEHAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA INDÍGENApt_BR
dc.title.alternativeEDUCATIONAL DYNAMICS OF INDIGENOUS PEOPLE TRYING: AN EXPERIENCE IN THE INDIGENOUS SCHOOLpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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