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http://hdl.handle.net/123456789/1583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, Wanna Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-19T12:25:15Z | - |
dc.date.available | 2017-10-19T12:25:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1583 | - |
dc.description | Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Geografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como pré-requisito para obtenção do Grau de Licenciada em Ciências Humanas/Geografia por esta instituição. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os processos educacionais escolares indígenas vêm se destacando ao longo da história brasileira como um processo conflituoso. Neste contexto, destacouse uma acentuada relação de poder e dominação, por parte dos colonizadores. Ao considerar as diversas mudanças ocorridas na educação escolar indígena no Brasil nos últimos anos, o presente trabalho visa destacar questões referentes à educação escolar dos povos Tentehar no município de Grajaú, Maranhão. A escola na área indígena tem como função primordial atender os anseios dos povos que convivem naquela região, bem como preservar sua cultura e seus costumes. O processo escolar no qual estes povos estão inseridos devem priorizar garantir sua autonomia. A pesquisa tem por finalidade analisar como a educação indígena está sendo implementado na rede municipal de ensino em Grajaú, Maranhão. Efetua uma reflexão sobre o ensinobásico, observando que métodos pedagógicos da sociedade contemporânea foram incluídos no processo de ensino e aprendizado dos indígenas, em conflito ao que se chama de uma “educação diferenciada”. Como procedimentos metodológicos, faz uso da observação etnográfica, da análise de conteúdo e documental. A educação é, sobretudo responsável pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais de um povo, com isto ressalta-se que o contato interétnico dos povos indígenas com os não-índios contribui significativamente para a ressignificação dos valores e costumes dos mesmos. Observa-se um processo de tentativa de colonizar saberes e práticas, via o uso da escola, por parte do Estado. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar; | pt_BR |
dc.subject | Tentehar; | pt_BR |
dc.subject | Relações interétnicas; | pt_BR |
dc.subject | School education; | pt_BR |
dc.subject | Tentehar; | pt_BR |
dc.subject | Interethnic relations. | pt_BR |
dc.title | DINÂMICA EDUCACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS TENTEHAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA INDÍGENA | pt_BR |
dc.title.alternative | EDUCATIONAL DYNAMICS OF INDIGENOUS PEOPLE TRYING: AN EXPERIENCE IN THE INDIGENOUS SCHOOL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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WannaSilva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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