Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPINHEIRO, Cristiane Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-10-19T13:54:31Z-
dc.date.available2017-10-19T13:54:31Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1586-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão, campus de Grajaú, como requisito para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Humanas/Geografia.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa discorre sobre a problemática do processo de ensino aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Aldeia Morro Branco indígena em uma escola da Aldeia Morro Branco, situada no município de Grajaú-MA. Seu objetivo central entender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem nas aldeias a partir da percepção dos professores. A Educação Indígena é uma ação políticoeducacional fundamental para a manutenção da cultura indígena brasileira, constituindo-se um processo de transmissão dos conhecimentos ancestrais construídos pelas populações indígenas. A Educação Escolar Indígena diz respeito a ações educativas formais, através de um processo educacional pautado pela interculturalidade e pelo bilinguismo. Do ponto de vista metodológico, a investigação se fundamentou como uma pesquisa qualitativa. Constatou-se que ainda há muito a ser feito para que o processo de uma educação emancipadora na Aldeia Morro Branco, o qual retrata a realidade de muitas aldeias do país, alcance os princípios fundamentais para uma Educação Indígena capaz de atender às necessidades de valorização e preservação dos povos e da cultura indígena.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação Indígena;pt_BR
dc.subjectAldeia Morro Branco;pt_BR
dc.subjectGrajaú- MA;pt_BR
dc.subjectIndigenous Education;pt_BR
dc.subjectAldeia Morro Branco;pt_BR
dc.subjectGrajaú-MA.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O processo ensino e aprendizagem nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental na Aldeia Morro Brancopt_BR
dc.title.alternativePRODUCTION OF SPACE AND SEGREGATED TERRITORY: the contradictions in the neighborhood Extrema in the municipality of Grajaú, Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristanePinheiro.pdf322,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.