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Título: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.
Título(s) alternativo(s): A PROPOSAL TO DISCIPLINE TEACHING ELECTRONIC INSTRUMENTATION IN THE UNDERGRADUATE DEGREE IN ELECTRICAL ENGINEERING FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO.
Autor(es): ALMEIDA, Iasmim Andrade
Palavras-chave: Projeto pedagógico; Educação em Engenharia; Instrumentação Eletrônica; Instrumentação Virtual; Metodologias Ativas
Pedagogical project; Engineering Education; Electronic Instrumentation; Virtual Instrumentation; Active Methodologies
Data do documento: 26-Mai-2017
Editor: UFMA
Resumo: O ensino de Instrumentação Eletrônica, nos últimos dez anos, tem sido reformulado constantemente em Instituições de Ensino Superior (IES), considerando as novas tecnologias e a interdisciplinaridade desta com outras disciplinas do Curso de Engenharia Elétrica. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atualização da ementa da disciplina Instrumentação Eletrônica pertencente ao Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e principalmente, ferramentas metodológicas para apoio a seu ensino, de forma que se promova verdadeira inovação na Educação em Engenharia. Esta proposta é baseada em um estudo sobre os conteúdos ministrados em cursos de graduação em Engenharia Elétrica de IES do Brasil, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Instrumentação Virtual e Tecnologias da Informação e da Comunicação. Os procedimentos metodológicos utilizados para elaboração desta proposta consistiram respectivamente em: filtragem quantitativa das ementas propostas para disciplinas pertencentes à área de Instrumentação Eletrônica por outros cursos de graduação em Engenharia Elétrica, com base em seu conceito CPC; estudo das propostas selecionadas; pesquisa bibliográfica sobre os temas presentes nestas; produção de uma ementa atualizada; pesquisa bibliográfica sobre métodos e materiais passíveis de serem adotados para apoio ao ensino da ementa proposta; proposição de materiais e métodos para este ensino. O resultado deste trabalho pode ser utilizado como referência para o ensino teórico e prático da disciplina Instrumentação Eletrônica.
Descrição: The teaching of Electronic Instrumentation, in recent years, has been reformulated, considering the new technologies and the interdisciplinary of this with other disciplines of the Electrical Engineering Course. The objective of this work is present a proposal to update the menu of Electronic Instrumentation belonging to the Undergraduate Course in Electrical Engineering of the Federal University of Maranhão (UFMA) and, mainly, methodological tools to support its teaching, so as to promote true Innovation in Engineering Education. This proposal is based on a study on the content taught in undergraduate courses in Electrical Engineering in Brazil, Active Learning Methodologies, Virtual Instrumentation and Information and Communication Technologies. The methodological procedures used to elaborate this proposal consisted respectively in: quantitative filtering of the proposed proposals for disciplines belonging to the Electronic Instrumentation area by other undergraduate courses in Electrical Engineering, based on its CPC concept; study of selected proposals; bibliographic research on the themes present in these; production of an updated menu; bibliographic research on methods and materials that can be adopted to support the teaching of the proposed menu; proposition of materials and methods for this teaching. The result of this work can be used for the theoretical-practical teaching of the Electronic Instrumentation discipline.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1587
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus do Bacanga

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