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dc.contributor.authorCASTRO, Igor Lopes de-
dc.date.accessioned2017-10-20T14:32:21Z-
dc.date.available2017-10-20T14:32:21Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1589-
dc.descriptionIn this monograph we present the automation of a overhead crane using Classical Control Systems techniques based on Proportional, Integral and Derivative Controllers (PIDs) embedded in Programmable Logic Controllers (PLCs), applied in a reduced scale model developed in the Systems Laboratory Embarked and Intelligent Control (LABSECI) of the Federal University of Maranhão (UFMA). The main objective is to control the oscillation of the load during its displacement trajectory, in order to guarantee the safety and the integrity of the operators and of the own load transported during this process. At first, a review is made of the mathematical model adopted to describe the car and rail movement in the XY plane, based on the theories of Continuous Variable Systems (SVC) taking as prerogative the fixed length of the suspension cable during the load’s displacement. Then are shown the methods utilized to trace the control strategy based in Discrete Events Systems (SED) to automatic plant’s control as so as the project of overhead crane prototype. In a last moment the results obtained in this project are shown and discussed, comparing the results from simulation with those obtained by tests with the plant.pt_BR
dc.description.abstractNesta monografia apresenta-se a automação de uma ponte rolante utilizando técnicas de Sistemas de Controle Clássico baseadas em Controladores Proporcional, Integral e Derivativo (PID) embarcados em Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), aplicados em um modelo de escala reduzida desenvolvido no Laboratório de Sistemas Embarcados e Controle Inteligente (LABSECI) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O principal objetivo desta é o controle da oscilação da carga durante sua trajetória de deslocamento, visando assim garantir a segurança e a integridade dos operadores e da própria carga transportada durante este processo. Em um primeiro momento é feita uma revisão sobre o modelo matemático adotado para descrever o movimento do carro e trilho no plano XY, com base nas teorias de Sistemas de Variáveis Contínuas (SVC) tomando como prerrogativa o comprimento fixo do cabo de suspensão durante o deslocamento da carga. Em seguida são mostrados os métodos utilizados para traçar a estratégia de controle baseados em Sistemas a Eventos Discretos (SED) para controle automático da planta, assim como, o projeto do protótipo da ponte rolante. Em um ultimo momento são mostrados e discutidos os resultados obtidos neste projeto, comparando os resultados oriundos de simulação com os obtidos por ensaios com a planta.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectPontes Rolantes; PID; Sistemas Embarcados; CLPs; Automação Industrial; SVC; SEDpt_BR
dc.subjectOverhead Cranes; PID; Embedded Systems; PLCs; Industrial Automation; SVC; SEDpt_BR
dc.titleCONTROLE DE SISTEMAS A EVENTOS DISCRETOS E CONTÍNUOS EMBARCADOS EM CLP PARA ACIONAMENTO DE PONTES ROLANTES.pt_BR
dc.title.alternativeCONTROL OF DISCRETE-EVENT SYSTEMS AND EMBEDDED IN CONTINUOUS CLP TO START OF OVERHEAD CRANESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus do Bacanga

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