Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Thaianne Lara Batista-
dc.date.accessioned2017-10-31T13:18:32Z-
dc.date.available2017-10-31T13:18:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1607-
dc.descriptionThis paper analyzes instances of school violence through the study of the phenomenon known worldwide as bullying, giving relevance to their physical consequences and mainly psychological affecting social life and personal growth of the victims, thus implying a serious breach of human rights such as the right to education and citizenship. It reflects on the social responsibility of private educational institutions. With the legalization of the problem, those involved in the practice of aggression that characterize bullying is characterized by demonstrating the legal framework as the liability of the particular school. It takes into account the established consumer relationship, with the supplier strive for quality of educational services, ensuring security and surveillance students. Examines the decisions about the Brazilian judiciary issues, highlighting the importance of accountability of schools when school bullying occurrences identified and emphasizing recognized in Carta Maior as a fundamental right, not it is just a content transfer programmatic, but rather a process of humanization that occurs in society, with the explicit purpose of making individuals participating in the civilizing process because it promotes the full development of the person and to prepare for life in society.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa as ocorrências de violência escolar através do estudo do fenômeno mundialmente conhecido como bullying, dando relevância para suas consequências físicas e, principalmente, psicológicas que afetam a vida social e o crescimento pessoal das vítimas, implicando, assim, numa grave violação de direitos humanos, como o direito a educação e a cidadania. Reflete-se sobre a responsabilidade social das instituições particulares de ensino. Com a judicialização da problemática, caracteriza-se os agentes envolvidos na prática das agressões que definem o bullying, demonstrando o enquadramento legal quanto a responsabilidade civil do estabelecimento de ensino particular. Leva-se em consideração a relação de consumo estabelecida, devendo o fornecedor primar pela qualidade dos serviços educacionais, garantindo segurança e vigilância aos estudantes. Examina-se as decisões acerca da problemática do Poder Judiciário brasileiro, destacando a importância da responsabilização dos estabelecimentos de ensino quando identificadas as ocorrências de bullying escolar e enfatizando, reconhecida na Carta Maior como direito fundamental, não trata-se apenas de um repasse de conteúdos programáticos, mas sim de um processo de humanização que ocorre na sociedade, com a finalidade explícita de tornar indivíduos participantes do processo civilizatório pois promove o repleto desenvolvimento da pessoa e a prepara para o convívio em sociedade.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectViolência escolar; Bullying; Direitos humanos; Educação; relações de consumo; Responsabilidade Civilpt_BR
dc.subjectSchool Violence; Bullying; Human Rights; Education; Consumer Relations; Civil Responsibilitypt_BR
dc.titleO CARÁTER PEDAGÓGICO DA RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL COMO COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS PRIVADAS.pt_BR
dc.title.alternativeTHE PEDAGOGICAL CHARACTER OF CIVIL LIABILITY COMBATING BULLYING IN PRIVATE SCHOOLS.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIANNE LARA BATISTA COSTA.pdf303,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.