Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1614
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dc.contributor.authorSOUZA, Cláudio Marcelo de-
dc.date.accessioned2017-10-31T15:19:36Z-
dc.date.available2017-10-31T15:19:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1614-
dc.descriptionThe special adverse possession of individual urban property, could be attractive to the suitors under her conditions with the advantages of as one of the forms of acquisitive prescription that require less time to be effective and also by characteristic does not depend on the government or community to be required, thereby contributing to the land regularization terrain. Inserted in the constitution, it is prescription mode in which the legislature sought to meet the constitutional right to housing and the dignity of the human person, so infra laws do not avoid their effects. It is the result of the political moment of 1988 that was strong clash between the social movements in defense of the right to housing and the lobbies of conservative economic forces. The same institute has been reproduced in Article 9 of the City Statute (Law 10.257 / 2001, which regulates articles 182 and 183 that deal with urban policy in the Constitution), and Article 1242 of the Civil Code of 2002, reinforcing its validity, invigorating their effectiveness.pt_BR
dc.description.abstractA usucapião especial de imóvel urbana individual, pode vir a ser atrativa aos requerentes se enquadrando nas condições dela com as vantagens de por ser uma das formas de prescrição aquisitiva que exigem menor prazo para ser efetivada e também pela característica não depender do poder público ou da comunidade para ser requerida, contribuindo, dessa forma para a regularização fundiária de terrenos irregulares. Inserida na própria constituição, trata-se de modalidade de usucapião em que o legislador constitucional procurou atender ao direito à moradia e a dignidade da pessoa humana, por isso leis infraconstitucionais não impedem seus efeitos. É fruto do momento político de 1988, em que era forte o embate entre os movimentos sociais de defesa do direito à moradia e os lobbies de forças econômicas conservadoras. O mesmo instituto foi reproduzido no artigo 9º do Estatuto da Cidade, (Lei 10.257/2001, que regulamenta os artigos 182 e 183 que tratam da política urbana na Constituição), e no artigo 1.242 do Código Civil de 2002, reforçando sua validade, revigorando sua eficácia. Redações confusas e conflitos com outras legislações tem gerado polêmicas em relação à sua correta aplicação, situações que tem sido resolvidas por decisões do Supremo Tribunal Federal.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectUsucapião especial urbana;pt_BR
dc.subjectPro morare;pt_BR
dc.subjectPro misero;pt_BR
dc.subjectMoradia;pt_BR
dc.subjectUsucapião;pt_BR
dc.subjectTeorias possessórias;pt_BR
dc.subjectFunção social da posse;pt_BR
dc.subjectAdverse possession;pt_BR
dc.subjectPro morare;pt_BR
dc.subjectPro misero;pt_BR
dc.subjectRight to housing;pt_BR
dc.subjectPossessory theory;pt_BR
dc.subjectSocial function of possession.pt_BR
dc.titleA USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA INDIVIDUAL: fundamentos, características, requisitos e aplicação prática.pt_BR
dc.title.alternativeTHE INDIVIDUAL URBAN SPECIAL USUCATION: Fundamentals, characteristics, requirements and practical application.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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