Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1629
Título: Contribuição de melhoria, efetividade possível
Título(s) alternativo(s): Contribution of improvement, possible effectiveness
Palavras-chave: Instituição;
Cobrança;
Contribuição de melhoria;
Obra pública;
Institution;
Collection;
Improvement contribution;
Public work.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Na economia capitalista fundamentalmente tem o Estado a necessidade de instituir tributos para realizar seus fins sociais. Naturalmente esta carga tributária não deve ser demasiadamente onerosa para a iniciativa privada, primando pelo equilíbrio e equidade. A Contribuição de Melhoria apresenta-se como uma espécie tributária doutrinariamente reconhecida como relevante instrumento de justiça fiscal. Neste trabalho analisamos o instituto jurídico tributário da contribuição de melhoria, partindo de sua evolução histórica com ênfase na sua evolução legal no Brasil, realizamos um comparativo para a diferenciação da contribuição de melhoria com as demais espécies tributárias, buscando evidenciar seu conceito consolidado na doutrina, identificação do fato gerador da obrigação tributária, determinar os aspectos mais relevantes do lançamento, distinguindo o contribuinte deste tributo e vendo os requisitos necessários para a constituição da contribuição de melhoria. Elencamos as vantagens da implementação da contribuição de Melhoria e sua efetiva utilização nas esferas governamentais, destacando seus diversos benefícios, entre eles, a possibilidade de acréscimo na arrecadação de tributos para os já combalidos cofres públicos, que por sua vez, devem se revestir em benefícios para a coletividade em geral, com aplicação em educação, saúde, segurança, etc. Após a realização deste estudo global sobre a contribuição de melhoria, investigando a totalidade do contexto da falta de sua aplicação em nosso País, examinaremos algumas razões que são apresentadas como justificativas para o baixo nível de exação deste tributo. Afinal, sendo seu objeto a recuperação dos recursos públicos gastos em obra pública que venha prover diretamente a valorização de bens imóveis de propriedade dos contribuintes, limitada à mais-valia alcançada e ao custo total da obra, como limite geral, nada mais adequado que os próprios beneficiados suportem o ônus dos custos da obra, e não toda a coletividade, que em muitas ocasiões não tem por si o benefício alcançado por aqueles, assim, a contribuição de melhoria é um tributo justo, se não o mais justo do nosso sistema tributário, pois atinge apenas aqueles que tiveram benefício imobiliário com a obra pública, não onerando o restante da sociedade que são alheios a esta vantagem, combatendo assim o enriquecimento sem causa, dentre outros efeitos muito positivos.
Descrição: In the capitalist economy fundamentally the State has the need to institute tributes to achieve their social ends. Of course, this tax burden should not be overly burdensome for the private sector, for balance and equity. THE Improvement Contribution presents itself as a doctrinal tributary species recognized as an important instrument of fiscal justice. In this paper we analyze the legal institute tributary of the contribution of improvement, starting from its historical evolution with emphasis on its legal evolution in Brazil, we performed a comparison for differentiation of the improvement contribution with the other tributary species, seeking to consolidated concept in doctrine, identification of the taxable event, determine the most relevant aspects of the launch, distinguishing the taxpayer from this and seeing the requirements necessary for the constitution of the improvement contribution. We highlight the benefits of implementing the Improvement contribution and its effective government spheres, highlighting its diverse benefits, possibility of an increase in the collection of taxes for the already damaged public coffers, which, in turn, should benefit the general public, with in education, health, safety, etc. Following the completion of this global study on improvement, investigating the entire context of the lack of its application in our country, we will examine some reasons that are presented as justifications for the low level of taxation. After all, its object being the recovery of resources public expenditures on public works that directly provide for the valuation of real estate owned by the taxpayers, limited to the added value and the total cost of the work, as a general limit, it is not more appropriate for the beneficiaries themselves to bear the burden of costs of the work, and not the entire collective, which on many occasions does not have the reached by those, so the improvement contribution is a fair tribute if not the most of our tax system, as it affects only those who have had a real estate with the public work, not burdening the rest of society that are unrelated to this advantage, thus combating unjust enrichment, among other very positive effects.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1629
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

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