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Título: PUBLICIDADE ABUSIVA CONTRA CRIANÇAS: CARACTERIZAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO A LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR .
Título(s) alternativo(s): ABUSIVE ADVERTISEMENT AGAINST CHILDREN: CHARACTERIZATION AND LIABILITY AT THE LIGHT OF THE CODE OF CONSUMER PROTECTION.
Autor(es): LIMA JÚNIOR, José Ribamar Oliveira
Palavras-chave: Publicidade Abusiva; Público Infantil e Código de Defesa do Consumidor
Advertising Abusive; Child Audience and Consumer’s Protection Code
Data do documento: 2016
Editor: UFMA
Resumo: A monografia propõe-se verificar a incidência da publicidade abusiva direcionada ao público infantil e sua regulamentação, à luz da perspectiva do Direito do Consumidor e das regulamentações que se aplicam ao caso concreto. O arcabouço nacional não mostra-se suficiente, específico e eficaz para tratamento do tema, e as conseqüências punitivas que são aplicadas ao praticante da publicidade abusiva não mostram verdadeiros resultados práticos, vez que os casos repetem-se a cada dia. Primeiramente se fará a análise dos conceitos e incidência da publicidade no público alvo de crianças, e se estudará se estas podem ser definidas como consumidores dessa relação mercadológica sem ferir a ética, a moral e a legislação. Por conseguinte, pretende-se demonstrar a lacuna regulamentar eficaz existente, além de propor a aprovação do projeto de lei que objetiva regular a prática de publicidade direcionada ao público infantil, bem como apresentar as sanções administrativas aplicadas e defender a aplicação do instituto do dano moral coletivo revestido do caráter binomial punitivo/preventivo, visando modificar a realidade nacional referente a essa prática publicitária.
Descrição: The paper aims to determine the incidence of abusive advertising directed at children and its regulation in the light of consumer’s law perspective and regulations that apply to this case. The national framework does not seem to be enough, specific and effective for the treatment of this subject, and the punitive consequences that are applied to abusive advertising practitioner show no real practical results, since the cases are repeated every day. At first, it will review the concepts and impacts of advertising on the target audience of children, and consider whether they can be defined as consumers of this marketing relationship without hurting ethics, morality and law. Therefore, it intends to demonstrate the effective regulatory gap, in addition to proposing approval of the bill that aims to regulate the practice targeted at children advertising, as well as presenting the applicable administrative sanctions and defend the application of the moral damage institute collective coated punitive / preventive binomial character, to change the national situation regarding this advertising practice.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1646
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

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