Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1647
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dc.contributor.authorSANTOS, Mariana Balby Mendonça-
dc.date.accessioned2017-11-07T14:19:03Z-
dc.date.available2017-11-07T14:19:03Z-
dc.date.issued2016-04-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1647-
dc.descriptionAs one of the solutions to the minimization of the social rights ineffectiveness’s crisis, the judicial activism in the control of public policies is the subject of intense doctrinal and institutional controversies. This descriptive-analytic study has the purpose of scrutinizing the judicial activism, especially regarding to the control of health policies, as an instrument to concretize the fundamental and social right to health. Based on the senses and the data collected, the fundamentality of the right to health and its ruler regulatory structures as well as its legal enforceability, concretely and abstractly, were evaluated. On the basis of what was examined, the limits and possibilities of legal activism in the control of health policies, as well as the jurisprudential parameters designed by the Supreme Court for judicial action in ensuring the right to health were verified. Lastly, it was argued that the judicialization, although possible, cannot be understood as a permanent solution and therefore were suggested alternative solutions to jurisdictional control for proper realization of the fundamental and social right to health.pt_BR
dc.description.abstractComo uma das soluções indicadas à amenização da crise de inefetividade dos direitos sociais, o ativismo jurídico no controle das políticas públicas é objeto de intensas controvérsias doutrinárias e institucionais. Este estudo de caráter descritivo-analítico tem o propósito de perscrutar o ativismo jurídico, mormente no que concerne ao controle das políticas sanitárias, como instrumento de concretização do direito fundamental-social à saúde. A partir das acepções e dos dados colhidos avaliou-se a fundamentalidade do direito à saúde, sua estrutura normativa regente, bem como sua exigibilidade judicial, em concreto e em abstrato. Com base no que foi averiguado, foram examinados os limites e possibilidades do ativismo jurídico no controle das políticas sanitárias, bem como os parâmetros jurisprudenciais desenhados pelo Supremo Tribunal Federal para atuação do Judiciário na efetivação do direito à saúde. Por derradeiro, sustentou-se que a judicialização, ainda que possível, não pode ser entendida como uma solução definitiva e, por conseguinte, foram sugeridas soluções alternativas ao controle jurisdicional e adequadas à concretização do direito fundamental-social à saúde.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectDireitos Sociais;pt_BR
dc.subjectDireito Fundamental-Social à Saúde;pt_BR
dc.subjectAtivismo Jurídico;pt_BR
dc.subjectPolíticas Sanitárias;pt_BR
dc.subjectControle Jurisdicional de Políticas Públicas;pt_BR
dc.subjectEfetividade do direito à saúde.pt_BR
dc.titleDireitos sociais e a Constituição da República de 1988: O controle de políticas públicas como instrumento de concretização do direito fundamental social à saúde.pt_BR
dc.title.alternativeSocial rights and the Constitution of the Republic of 1988: The control of public policies as an instrument for achieving the fundamental social right to health.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

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