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dc.contributor.authorOLIMPIO, Werdeson Mário Cavalcante-
dc.date.accessioned2017-11-16T19:55:00Z-
dc.date.available2017-11-16T19:55:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1681-
dc.descriptionABSTRACT: Technological and medicine advances propitiated to health sciences numerous benefits by inventing machines and treatments that provide greater possibilities of healing and longevity to man. However, these advances lead to the emergence of an ethical discussion, since they can not be held at all costs, standing out in relation to fundamental rights. Here borns Bioethics, seeking the harmonization between these conflicting interests, using it own principles for their performance. In this context, as the Bioethics instrument is inserted orthothanasia, as far as it aims at the realization of the principles of human dignity and autonomy of the patient who is carrying a terminal illness decides to deny the receipt or suspend disproportionate treatments that, although they are able to postpone death, inflict great suffering to himself and to his family. Orthothanasia thus humanizes the process of dying carrier terminal disease patients as it provides all measures available to the relief of their physical and psychological pain caused by terminal illness, called palliative care, ensuring the patient a dignified death, natural and conscious.pt_BR
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos e da medicina propiciaram às ciências da saúde inúmeros benefícios através da invenção de máquinas e tratamentos que proporcionam maiores possibilidades de cura e longevidade ao homem. Todavia, estes avanços acarretam no surgimento de uma discussão ética, pois os mesmos não podem se realizar a todo custo, sobressaindo-se em relação aos direitos fundamentais. Eis que surge a chamada Bioética, buscando a harmonização entre estes interesses em conflito, valendo-se de princípios próprios para a sua atuação. Nesse contexto, como instrumento da Bioética, insere-se a ortotanásia, na medida em que tem por objetivo a efetivação dos princípios da dignidade humana e autonomia do paciente o qual sendo portador de uma doença terminal, decide negar o recebimento ou suspender tratamentos desproporcionados os quais, embora sejam capazes de adiar a morte, infligem grande sofrimento ao mesmo e aos seus familiares. Com isto, a ortotanásia humaniza o processo de morrer do paciente portador de doença terminal, visto que proporciona todas as medidas cabíveis ao alívio das suas dores físicas e psíquicas ocasionadas pela doença terminal, os chamados cuidados paliativos, assegurando ao enfermo uma morte digna, natural e consciente.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectBioética;pt_BR
dc.subjectOrtotanásia;pt_BR
dc.subjectDignidade Humana;pt_BR
dc.subjectMorte Digna.pt_BR
dc.subjectBioethics;pt_BR
dc.subjectOrthothanasia;pt_BR
dc.subjectHuman dignity;pt_BR
dc.subjectDignified Death.pt_BR
dc.titleUma morte digna, natural e consciente: a ortotanásia como instrumento da bioética para a concretização da dignidade humana e autonomia do paciente portador de doença terminal.pt_BR
dc.title.alternativeA dignified, natural and conscious death: orthopathy as an instrument of bioethics for the realization of the human dignity and autonomy of the patient with terminal illness.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

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