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http://hdl.handle.net/123456789/1704
Título: | Os riscos legais provenientes da instituição do regime diferenciado de contratações para as obras olímpicas de 2016 |
Título(s) alternativo(s): | Legal risks arising from the institution of differentiated system of contracting for 2016 Olympic Games |
Autor(es): | COSTA, Natália Araujo |
Palavras-chave: | Regime Diferenciado de Contratações; Licitações Públicas; Riscos Legais; Inconstitucionalidade; Direito Administrativo; Diferenced Regime of Public Contracting; Public bidding process; Legal risks; Unconstitutionality; Administrative Law. |
Data do documento: | 18-Ago-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) constitui modalidade de licitação instituída pela Lei n. 12.462/2011, que decorreu da conversão em Lei da Medida Provisória n. 527/2001. Proposto como meio de simplificar e flexibilizar o procedimento licitatório já previsto na Lei Geral de Licitações n. 8.666/93, bem como agilizar as contratações das obras necessárias à realização dos eventos esportivos de 2014 e 2016, o RDC trouxe consigo riscos legais que incluem vícios de ordens formal e material. Desse novo modelo licitatório são analisados conceitos, princípios, objetivos, inovações e diretrizes gerais, vez que houve a inclusão de novos elementos no processo licitatório da Administração Pública brasileira, utilizando-se, para tanto, o método qualitativo de pesquisa. Disso decorre a necessidade de ampliação do debate jurídico acerca da constitucionalidade do RDC e seus reflexos no ordenamento jurídico. As discussões acerca da validade do novo regime resultaram no ajuizamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade ns. 4655 e 4555, ainda pendentes de apreciação pelo Supremo Tribunal Federal. Analisa-se, por fim, o resultado de auditorias do Tribunal de Contas da União, que fiscalizaram o andamento das obras para as Olimpíadas de 2016, demonstrando o não alcance prático do escopo da Lei n. 12.462/2011, como forma de corroborar a tese proposta de que há inconstitucionalidade formal e material no RDC, significando sérios riscos ao ordenamento jurídico em vigor. |
Descrição: | ABSTRACT: The Diferenced Regime of Public Contracting (DRPC) constitutes a modality of bidding process established by the Federal Law n. 12,462/2011, which was a result of the conversion into a law of the Provisional Measure n. 527/2011. Proposed as a way of simplifying and making flexible the acquisition process established in the Bidding General Law n. 8,666/93, as well as making agile the contracting of works that are necessary to the upholding of sports events in 2014 and 2016, the DRPC brought along with itself legal risks among which can be highlighted formal and material errors. In this new acquisition process can be analyzed concepts, principles, aims, innovations and general standards, once there was the inclusion of new elements in the Brazilian Public Administration’s acquisition process, being utilized, for so, the qualitative method of research. As a result of this, there is the necessity of amplification of the juridical debate over the constitutionality of the DRPC and its reflexes on the juridical order. The discussions over the validity of the new regime have resulted in the filling of Direct Action of Unconstitutionality n. 4655 and 4555, still awaiting analysis by the Federal Supreme Court. It is analyzed, in the end, the result of auditings in the Federal Court of Accounts, that have supervised the progress of the 2016 Olympics works, demonstrating the absence of practical fulfillment of Law n. 12,462/2011’s scope, as a way of corroborating the proposed thesis that there is formal and material inconstitutionality in the DRPC, meaning serious risks in the current juridical order. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1704 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga |
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