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http://hdl.handle.net/123456789/1717
Título: | Reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de atendimento educacional especializado Tia Maria feitosa |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on the pedagogical practices developed in the Tia Maria special education service made |
Autor(es): | RIBEIRO, Naiara Almeida |
Palavras-chave: | Atendimento Educacional; Educação Especial; Inclusão; Educational Service; Special education; Inclusion. |
Data do documento: | 20-Jan-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O referente artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas nas salas de Atendimento Educacional Especializado. A educação especial segue um padrão de evolução, em que, primeiramente há o momento de segregação e exclusão onde as pessoas são evitadas, ignoradas, abandonadas. Em seguida, tem-se o momento da modificação do olhar para com essas pessoas, estas são vistas como possuidoras de capacidades, mesmo que limitadas, como a aprendizagem, e é isto que buscamos abordar neste estudo, sobre o atendimento educacional especializado e a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. O referido estudo é proveniente inicialmente de pesquisa bibliográfica, em seguida fez-se uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica sobre a temática, findando com uma pesquisa de campo numa creche e pré-escola da rede pública municipal com o intuito de analisar como acontecem as práticas pedagógicas no AEE. Foram usados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas. Os achados deste trabalho nos levaram a perceber que o Atendimento Educacional Especializado é uma alternativa de oferecer uma educação voltada para a realidade, necessidades e potencialidades de alunos com deficiência que precisam de um apoio maior no que tange ao seu processo de aprendizagem e as professoras se dedicam em suas práticas pedagógicas, como forma de incluir os alunos que precisam de um atendimento educacional especial. Portanto, o que se deve fazer, principalmente, é conscientizar a comunidade sobre a importância do AEE, sua função e contribuições para desmistificar a suposta incapacidade de aprender dos alunos com necessidades educativas especiais. |
Descrição: | ABSTRACT: The related article aims to analyze the pedagogical practices in rooms of Educational Service Specialist. Special education follows a pattern of evolution, in which, first there is the time of segregation and exclusion where people are avoided, ignored, abandoned. Then there is the time of change of look at these people, these are seen as having capabilities, even if limited, such as learning, and this is what we address in this study on the specialized education and inclusion people with disabilities in mainstream education. The study comes originally from literature then did a qualitative research with a phenomenological approach to the theme, ending with a field research in a nursery and pre-school municipal public in order to analyze how happen practices teaching in the ESA. They were used as instruments for collecting data questionnaires and interviews. The findings of this study led us to realize that the Educational Specialized care is an alternative to providing an education to the reality, needs and potential of disabled students who need more support with regard to the learning process and teachers are They engaged in their teaching practices as a way to include students who need special educational services. So, what to do, mainly, is to educate the community about the importance of ESA, its function and contributions to demystify the supposed inability of learning of students with special educational needs. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1717 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
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