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http://hdl.handle.net/123456789/1781
Título: | Consolidação do Campus de Grajaú da Universidade Federal do Maranhão através da implantação do Curso de Direito |
Título(s) alternativo(s): | Consolidation of the Grajaú Campus of the Federal University of Maranhão through the implementation of the Law Course |
Autor(es): | AZAMBUJA, Adriano Kid |
Palavras-chave: | Crise do ensino jurídico; Município de Grajaú; Interdisciplinalidade; Crisis of legal education; Grajaú´s County; Interdisciplinality. |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Avaliamos a viabilidade de implantação do curso de Direito no campus da UFMA no município de Grajaú. Partindo da minha experiência como docente no curso de licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais/Química e da análise de preceitos constitucionais, leis e resoluções relacionadas à educação. O Campus de Grajaú iniciou suas atividades em 2010 e conta hoje com dois cursos de graduação em licenciaturas interdisciplinares, Ciências Humanas com habitação em Geografia e Ciências Naturais com habitação em Química. A necessidade de consolidação do Campus de Grajaú se depara com questões alternativas de cursos a serem implantados, mais habilitações em licenciaturas interdisciplinares ou o bacharelado de Direito. A interdisciplinaridade prevista nos projetos pedagógicos destas novas licenciaturas objetiva uma formação de professor baseada em diversas áreas do conhecimento, de forma associada entre si e a realidade do mundo cotidiano. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Direito estabelecidas pela resolução CNE/CES 09/2004 procura resolver a crise no ensino jurídico causada pelo paradigma do positivismo jurídico. Para isso lança mão da interdisciplinalidade, tornando o Curso de Direito totalmente complementar aos cursos de licenciatura interdisciplinar através de ações de transversalidade de conteúdos. O corpo docente multidisciplinar já existente no campus já está em condições de colaborar com a implantação do curso, seja para ministrar disciplinas do eixo de formação fundamental ou para execução de projetos conjuntos. Concluímos desta forma que a implantação do Curso de Direito terá impacto positivo na consolidação do Campus de Grajaú na medida em que tem todas as condições de atuar de forma articulada com as licenciaturas interdisciplinares. A formação de juristas vivendo em uma cidade menor, com os problemas sociais peculiares apresentados pelo munícipio de Grajaú, será uma oportunidade para explorarmos essa nova forma de ensino jurídico. Espera-se que os juristas formados dentro deste contexto possam atuar de forma a tornar a sociedade local mais justa e igualitária, levando desenvolvimento sustentável à região. |
Descrição: | We evaluated the feasibility of implementing the Law Course at the UFMA Campus in the Grajaú´s County. Based on my experience like professor in the interdisciplinary licentiate course in Natural Sciences /Chemistry and the analysis of constitutional precepts, laws andresolutions related to education. The Grajaú Campus began its activities in 2010 and today has two undergraduate courses in interdisciplinary degrees, Humanities with housing in Geography and Natural Sciences with housing in Chemistry. The need to consolidate the Grajaú´s County is faced with alternative issues of courses to be implemented, more qualifications in interdisciplinary degrees or the bachelors of Law. The interdisciplinarity predicted in the pedagogical projects of these new degrees aims at a teacher training based on several areas of knowledge, in an associated way with each other and the reality of the everyday world. The new National Curricular Guidelines for undergraduate courses in Law established by resolution CNE/CES 09/2004 seeks to solve the crisis in legal education caused by the paradigm of legal positivism. In order to do so, it uses interdisciplinary work, making the Law Course totally complementary to the interdisciplinary degree courses using transversal content actions. The multidisciplinary faculty already existing on campus is already in a position to collaborate with the implementation of the course, either to teach disciplines of the fundamental training axis or to carry out projects together. We conclude in this way that the implementation of the Law Course will have a positive impact on the consolidation of the Grajaú Campus insofar as it has all the conditions to act in an articulated way with the interdisciplinary degrees. The formation of jurists living in a smaller city, with the peculiar social problems presented by the Grajaú´s County, will be an opportunity to explore this new form of legal education. It is hoped that jurists trained within this context can act in a way that makes the local society more just and equal, leading to sustainable development in the region. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1781 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga |
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