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http://hdl.handle.net/123456789/1798
Título: | A POSSIBILIDADE DE QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO PELO FISCO SEM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL FRENTE AO DIREITO DE INVIOLABILIDADE DO SIGILO BANCÁRIO DO CONTRIBUINTE. |
Título(s) alternativo(s): | THE POSSIBILITY OF BREAKING BANK SECRECY BY THE TAX AUTHORITIES WITHOUT JUDICIAL AUTHORIZATION IN FRONT OF THE RIGHT TO INVIOLABILITY OF THE SECRECY OF THE TAXPAYER. |
Autor(es): | AIRES, Thiago Andre Bezerra |
Palavras-chave: | Administração tributária; Sigilo bancário; Compromissos internacionais; Reserva de jurisdição Tax administration; Bank secrecy; International commitments; Jurisdiction reservation |
Data do documento: | 16-Ago-2017 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco a análise do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o acesso direto pelo Fisco aos dados bancários do contribuinte, de modo a observar se tal entendimento constitui um avanço ou retrocesso frente às tendências mundiais de transparência fiscal e cooperação tributária e se este acesso é compatível com os direitos individuais dos contribuintes. A discussão ganha evidência na medida em que no ano de 2010 o STF em sua maioria decidiu a favor da inconstitucionalidade da Lei Complementar 105/01 e em 2016 decidiu a favor da constitucionalidade da Lei, permitindo o acesso aos dados pela Receita Federal independentemente de autorização judicial. Nessa linha perscruta-se o papel fiscalizatório e arrecadatório da administração tributária, tendo por parâmetro três pontos principais: a fiscalização, a dívida ativa e a certidão negativa. Em seguida, será observada a regulamentação normativa do acesso aos dados bancários pelo Fisco, dando enfoque a Lei Complementar 105/01 e a Instrução Normativa 1.571 da Receita Federal Brasileira, bem como será analisada a validade pragmática destas normas na medida em que elas geram efeitos concretos e positivos para o bom curso da fiscalização tributária. Ao fim, serão avaliados os argumentos favoráveis e adversos à constitucionalidade do acesso aos dados pelo Fisco, considerando: a relevância do instituto da troca internacional de informações como um instrumento de efetividade da justiça fiscal global, a inexistência da cláusula de reserva de jurisdição para o acesso, a inoponibilidade do sigilo bancário a este acesso, os princípios norteadores da administração tributária para, só então, concluir pela compatibilidade do acesso aos dados sem ordem judicial com os direitos individuais do contribuinte. |
Descrição: | This study aimed to analyze if a understanding change of the Supreme Court about the possibility of direct access from the Treasury to taxpayer bank data is a advancement or an regression on the trends fiscal transparency and global tax cooperation and if this access is compatible with individuals rights of the contributors. The theme win relevance because in 2010 the Supreme Court decided, in its majority, in favor of the unconstitutionality of Supplementary Law 105/01 and in 2016 ruled in favor of the constitutionality of the law, allowing access to data without judicial authorization by the Brazilian IRS. From this, will be elucidated the fiscalization and revenue collection role of tax authorities, passing by the three main pillars that sustains the tax administration: the inspection, the outstanding debt and a negative certificate. Next, will be valued about how normative regulations allow access to banking data from tax administration, giving focus on Complementary Law 105/01 and Normative Instruction 1.571 RFB, as well as will be analyzed the pragmatic validity of these rules in so far as they generate real and positives effects for the good course of the tax inspection. Lastly, considering the arguments for the constitutionality of access to contributors bank data, as well as taking into account: the relevance of the institute of international exchange of information as an effective instrument of global tax justice, the inexistence of the jurisdiction reserve clause for the access, the guiding principles of the tax authorities, for only then, conclude with the compatibility of the access without court order with the individuals taxpayer rights. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1798 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga |
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