Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1825
Título: GUARDA COMPARTILHADA E SUA EFETIVIDADE NO COMBATE À ALIENAÇÃO PARENTAL- Uma análise dos aspectos jurídicos e sociológicos dos Institutos no Direito das Famílias.
Título(s) alternativo(s): SHARED GUARD AND ITS EFFECTIVENESS IN COMBATING PARENTAL ALIENATION - An analysis of the legal and sociological aspects of Institutes in Family Law.
GUARDA COMPARTIDA Y SU EFECTIVIDAD EN EL COMBATE A ALIENACIÓN PARENTAL- Un análisis de los aspectos jurídicos y sociológicos de los Institutos en el Derecho de las Familias.
Autor(es): BRAGA, Wanderson Patricio de S.
Palavras-chave: Família; Guarda Compartilhada; Alienação Parental; Poder Familiar
Familia; La custodia compartida; La alienación parental; Los daños materiales; Poder familiar
Data do documento: 6-Fev-2017
Editor: UFMA
Resumo: O instituto da guarda compartilhada adquire feições de grande importância no atual Direito das Famílias brasileiras, ao passo em que, diferente dos outros modelos de guarda, privilegia a relação do filho com pai e a mãe (ou pais e pais e mães e mães), nos casos de dissolução da sociedade conjugal, e mesmo nos casos em que sequer se constituiu uma convivência. A alienação parental é uma forma de abuso, em que um dos pais desmoraliza a figura do outro genitor, criando um sentimento de antipatia e rejeição na criança para com o cônjuge alienado. Assim, na guarda compartilhada se solidificam as relações familiares e afasta-se a alienação parental, pois se eleva a relação mútua e afetiva de ambos os genitores com os filhos, garantido o exercício conjunto e a paternidade responsável, em que acima dos problemas conjugais está a figura da criança ou do adolescente e seu desenvolvimento físico e psíquico. Deste modo, o presente trabalho busca compreender os institutos da guarda compartilhada e da alienação parental, seus aspectos jurídicos e sociológicos com ênfase no Direito das Famílias, bem como analisar a efetividade do modelo de guarda compartilhada no combate a alienação parental.
Descrição: La custodia compartida Instituto de gran importancia para las características de la actual Ley de las familias brasileñas, momento en el que, a diferencia de otros modelos de la Guardia, favorece la relación del niño con la madre y el padre (o los padres y las madres y los padres y madres) en caso de disolución de la sociedad civil, e incluso en los casos en que incluso si constituía una vida. La alienación parental puede ser entendida como una forma de abuso en la que un padre desmoraliza a la figura del otro padre, creando una sensación de desagrado y rechazar al niño con esto. Por lo tanto, en la custodia compartida solidificar las relaciones familiares y se aleja de la alienación parental, ya que aumenta la relación recíproca y afectiva de los padres con sus hijos, lo que garantiza el ejercicio conjunto y la paternidad responsable, en la que más problemas maritales es la figura del niño o adolescente y su desarrollo físico y psicológico. Por lo tanto, este estudio busca entender los institutos de la custodia compartida y la alienación parental, sus aspectos jurídicos y sociológicos con énfasis en el derecho de las familias y para analizar la efectividad del modelo de custodia compartida para combatir la alienación parental.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1825
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wanderson Patrício de Souza.pdf840,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.