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http://hdl.handle.net/123456789/1827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | VERAS, Wellington Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T13:14:19Z | - |
dc.date.available | 2017-12-12T13:14:19Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1827 | - |
dc.description | The present work approaches the norms of the Brazilian legal system that allow the Military Police, through its preventive action, in the school environment to face violence and drug misuse, working with the hypothesis that There is no legal impediment to these forms of intervention. In order to achieve the proposed objectives, it is necessary to deal with violence manifested in educational institutions, identifying the main consequences of this phenomenon that changes the internal relations of the school environment, given its complexity. Then, based on the Federal Constitution of 1988, the competence of the police institution in question is highlighted, with comments regarding the scope of its mission and the need to incorporate in its actions and in its processes of professional qualification the guiding principles Of the philosophy of Human Rights and Community Policing, mechanisms that favor the guarantee of security to the community as a fundamental, individual and collective right. Lastly, in view of the norms related to the protection of the rights of children and adolescents, the prevention of drug abuse and violence, there is a pertinence of the intervention of the Military Police as an institution that is part of the school protection network. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho faz uma abordagem acerca das normas do ordenamento jurídico brasileiro que permitem a atuação da Polícia Militar, através de sua atuação preventiva, no ambiente escolar para o enfrentamento da violência e do uso indevido de drogas, trabalhando-se com a hipótese de que não há impedimento legal para estas formas de intervenção. Para alcançar os objetivos propostos, torna-se necessário tratar da violência que se manifesta nos estabelecimentos de ensino, identificando as principais consequências desse fenômeno que altera as relações internas do ambiente escolar, dada a sua complexidade. Em seguida, com base na Constituição Federal de 1988, ressalta-se a competência da instituição policial em questão, com comentários a respeito da amplitude de sua missão e da necessidade de se incorporar em suas ações e em seus processos de qualificação profissional os princípios norteadores da filosofia de Direitos Humanos e de Policiamento Comunitário, mecanismos que favorecem a garantia da segurança à comunidade como direito fundamental, individual e coletivo. Por fim, diante das normas relacionadas à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, à prevenção ao uso indevido de drogas e à violência, verifica-se a pertinência da intervenção da Polícia Militar como instituição integrante da rede de proteção à escola. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar; Segurança pública; Polícia Militar; Prevenção; Drogas | pt_BR |
dc.subject | School violence; Public security; Military police; Prevention; Drugs | pt_BR |
dc.title | ASPECTOS JURÍDICOS DA ATUAÇÃO PREVENTIVA DA POLICIA MILITAR NO ENFRENTAMENTO AO USO DE DROGAS E À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. | pt_BR |
dc.title.alternative | LEGAL ASPECTS OF THE MILITARY POLICE'S PREVENTIVE ACTION IN THE COURSE OF DRUG USE AND VIOLENCE IN SCHOOLS. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga |
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