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http://hdl.handle.net/123456789/1858
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | PIRES, Adriana Maria Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T17:35:52Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T17:35:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1858 | - |
dc.description | ABSTRAC: The aim of this research was to analyze the role of the pedagogical coordinator as an articulating agent of the teachers' continuing education, enabling the adoption of practices that will improve teaching and learning, culminating in the construction of a new praxis and in the transformation of school reality, Within a democratic management perspective. It was applied at the U. I. School Maria Pereira Reis, belonging to the municipal education network, located in the municipality of Axixá. Twenty-one teachers from 1st to 5th grade participated in this study and a pedagogical coordinator who attends the school, the instruments used to collect data were: observation, interview and semi-structured questionnaire. Thus, the problem of this research focused on the perception of the role of the pedagogical coordinator in the process of continuous formation of the teachers of the School; How this formation influences pedagogical practice; And how this reflects on the quality of teaching and the transformation of school reality. The first chapter presents a theoretical approach on the work of the pedagogical coordinator and his role as mediator in the teaching and learning process, tracing a brief history of pedagogical coordination in Brazil, and a reflection on the articulation of in-service training and the Political Project Pedagogical School. Already in the second chapter, it discusses the accomplishment of the research, with the history and characterization of the researched school and aspects of the research, such as the type of approach, methods and techniques used and the characterization of the researched subjects. In the third, we will discuss the results obtained during the research. The final considerations highlight the points and counterpoints on the work of the pedagogical coordinator in order to promote the quality of teaching, enrich the training and contribute to the transformation of the school reality. The study was based on the bibliographical works of theorists who deal with the subject, such as: PIRES, (2004), ORSOLON (2006), ALARCÃO (2008), and IMBERNÓN (2010, among others that corroborated the research. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores, viabilizando a adoção de práticas que venham a melhorar o ensino e a aprendizagem, culminando com a construção de uma nova práxis e na transformação da realidade escolar, dentro de uma perspectiva de gestão democrática. Foi aplicada na escola U. I. Professora Maria Pereira Reis,pertencente à rede municipal de ensino, localizada no município de Axixá. Participaram desta pesquisa 07 professores de 1º ao 5º ano e uma coordenadora pedagógicaque atende na escola, os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, entrevista e questionário semiestruturado. Sendo assim, o problema desta investigação se concentrou em perceberqual o papel do coordenador pedagógico no processo de formação continuada dos docentes da Escola;como essa formação influencia na prática pedagógica; e como isso reflete na qualidade do ensino e na transformação da realidade escolar. O primeiro capítulo faz uma abordagem teórica sobre trabalho do coordenador pedagógico e a sua atuação enquanto mediador no processo de ensino e de aprendizagem, traçando um breve histórico da coordenação pedagógica no Brasil, e uma reflexão acerca da articulação da formação em serviço e do Projeto Político Pedagógico da Escola. O segundo capítulo discorre sobre a realização da pesquisa, com o histórico e caracterização da escola pesquisada e os aspectos da pesquisa, como o tipo de abordagem, métodos e técnicas utilizadas e a caracterização dos sujeitos pesquisados. No terceiro, será tratado sobre os resultados obtidos durante a pesquisa. As considerações finais destacam os pontos e os contrapontos sobre o trabalho do coordenador pedagógico no âmbito de promover a qualidade de ensino, enriquecer a formação e contribuir na transformação da realidade escolar.O estudo foi pautado nas obras bibliográficas de teóricos que tratam do assunto, tais como: PIRES, (2004), ORSOLON (2006), ALARCÃO (2008), e IMBERNÓN (2010), entre outros que corroboraram com a pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Coordenador pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Articulação | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical coordinator | pt_BR |
dc.subject | Articulation | pt_BR |
dc.subject | Reflection | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Democratic management | pt_BR |
dc.title | O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA U. I. PROFESSORA MARIA PEREIRA REIS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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