Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1860
Título: O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS TURMAS MULTISSERIADAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO – MA
Autor(es): NOGUEIRA, Alvanilde Araujo
Palavras-chave: Coordenador pedagógico
Turmas multisseriadas
Planejamento
Formação continuada
Professor
Pedagogical coordinator
Multi-serialized classes
Planning
Continuing education
Teacher
Data do documento: 26-Nov-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o trabalho do coordenador pedagógico nas turmas multisseriadas da zona rural do município de Pinheiro – MA. Para tanto, buscou-se fundamentos em autores como: CALDART (2002), BATISTA (2001), BELTRAME (2002), CARNEIRO (2006), MUNARIM (2008), VIGOTSKY (1995), VASCONCELOS (2009), HAJE (2008), FONSECA (2001), LIBANEO (2005), FRANCO (2008), FUSARI (2008), TARDIF (2008), LIMA e SANTOS (2007), OLIVEIRA (2009), assim como em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB 9.394/96. Como metodologia, seguiu-se uma abordagem qualitativa fundamentada em autores como GODOY (1995), MINAYO (2007) e MANZINI (1990/1991). Utilizou-se como instrumento de pesquisa questionários com questões fechadas, com o intuito de estabelecer o perfil dos sujeitos e entrevistas com questões abertas. Como campo empírico delimitou-se as escolas E. M. Leonardo Batista Ribeiro, E. M. Filadelfo Mendes e E. M. Antonia Queiroz Soares, estas, situadas na zona rural. Como sujeitos foram envolvidos 03 professoras, uma de cada escola citada. Os resultados da pesquisa apontam que o Trabalho do Coordenador Pedagógico deva considerar as especificidades das turmas multisseriadas, considerando um planejamento específico para essa modalidade de ensino e que há necessidade dos docentes das escolas do campo, serem inseridas em formações específicas e continuadas, visto que, esta é uma das principais atribuições desse profissional, buscando assim, um aperfeiçoamento em relação a um conhecimento específico, direcionando a sua prática pedagógica e as especificidades existentes no âmbito escolar.
Descrição: ABSTRACT: The present work aims to understand the work of the pedagogical coordinator in the multi - series classes of the rural area of the municipality of Pinheiro - MA. In order to do so, it was sought the foundations of authors such as CALDART (2002), BATISTA (2001), BELTRAME (2002), CARNEIRO (2006), MUNARIM (2008), VIGOTSKY (1995), VASCONCELOS (2008), FUSARI (2008), TARDIF (2008), LIMA and SANTOS (2007), OLIVEIRA (2009), as well as in official documents such as the Law of Guidelines and Bases Education - LDB 9,394. As a methodology, we followed a qualitative approach based on authors such as GODOY (1995) AND MINAYO (2007) AND MANZINI (1990/1991). Questionnaires with closed questions were used as a research tool in order to establish the profile of the subjects and interviews with open questions. As an empirical field, the schools E. E. Leonardo Batista Ribeiro, E. M. Filadelfo Mendes and E. M. Antonia Queiroz Soares, were located in the rural area. As subjects were involved 03 teachers, one from each school cited. The results of the research indicate that the work of the Pedagogical Coordinator should consider the specifics of the multi-series classes, considering a specific planning for this type of teaching and that there is a need for the teachers of the rural schools, to be inserted in specific and continuous training, This is one of the main attributions of this professional, seeking an improvement in relation to a specific knowledge, directing their pedagogical practice and the specifics existing in the school environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1860
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlvanildeNogueira.pdfTCC1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.