Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Angela Patrícia Muniz-
dc.date.accessioned2017-12-18T18:18:15Z-
dc.date.available2017-12-18T18:18:15Z-
dc.date.issued2016-11-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1863-
dc.descriptionABSTRACT: This work presents contributions of the pedagogical coordinator to intervene in the school routine, mitigating the conflicts generated by violence and indiscipline, in a school class. The methodological option adopted was a field research with the qualitative approach. Classroom observation and a questionnaire were used with five objective questions and two open questions, which dealt with indiscipline in the school context. Data analysis was performed in a descriptive and representative manner, using specific graphs for the objective questions. The research demonstrated that students who present indiscipline in the classroom are influenced by social transformations, which requires new governmental actions and a new posture of the teacher, who must be aware of the importance of continuing education, having as its ally, the pedagogical coordinator , Which is the link between family and school.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta contribuições do coordenador pedagógico para intervir no cotidiano escolar, amenizando os conflitos gerados pela violência e indisciplina, em uma escola classe. A opção metodológica adotada foi uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa. Utilizou-se de observação em sala de aula e um questionário com cinco questões objetivas e duas abertas, que versavam sobre a indisciplina no contexto escolar. A análise de dados foi realizada de forma descritiva e representativa, utilizando-se de gráficos específicos para as questões objetivas. A pesquisa demonstrou que os alunos que apresentam indisciplina em sala de aula sofrem influencias das transformações sociais, o que requer novas ações governamentais e uma nova postura do professor, que deve estar consciente da importância da formação continuada, tendo como seu aliado, o coordenador pedagógico, que é o elo entre família e escola.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectPedagogical coordinatorpt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico frente à indisciplina na sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AngelaSantos.pdfTCC203,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.