Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1865
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dc.contributor.authorDANTAS, Antônia Zelândia de Sousa Silva-
dc.date.accessioned2017-12-18T18:34:54Z-
dc.date.available2017-12-18T18:34:54Z-
dc.date.issued2016-10-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1865-
dc.descriptionABSTRACT: The present research reports about the importance of the participation of the freakin front the development and implementation of Pedagogical political project, contributing to the improvement of the teaching process, through their assignments within the school environment. Why aims General investigate the effectiveness of pedagogical coordinator's participation in the elaboration and implementation of Pedagogical political project in the CEF DEP. Raimundo Bogéa, in rural municipality of Lagoa Grande do Maranhão-MA. The methodology was a bibliographical and field research with qualitative approach. The survey results confirmed that the work done by the pedagogical coordinator at this school happens so unsatisfactory because according to the answers given by the investigated, they can't identify how the work of this professional can help you in your classroom teaching practice. Thus, it is concluded that to achieve a quality education, in which students develop fully with scientific training and citizen, we need a collective and collaborative work between the coordinators, teachers, administrators, students, parents or guardians, anyway, the whole school community. As well as, needs a freakin conscious of their role.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa relata sobre a importância da participação do coordenador pedagógico frente a elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico, contribuindo para a melhoria do processo de ensino, através de suas atribuições dentro do ambiente escolar. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a eficácia da participação do coordenador pedagógico na elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico no CEF Dep. Raimundo Bogéa, na zona rural do município de Lagoa Grande do Maranhão - MA. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, com contribuições de alguns autores como Lima (2007), Padilha (2005), Saviani (2003), Vasconcelos (2013), Veiga (2002) dentre outros, e de campo com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa confirmaram que o trabalho desenvolvido pelo coordenador pedagógico nesta escola encontra muitos desafios, pois segundo as respostas dadas pelos investigados, eles não conseguem identificar como o trabalho desse profissional pode ajudá-los em sua prática pedagógica de sala de aula. Desta forma, conclui-se que para alcançarmos uma educação de qualidade, em que os alunos se desenvolvam integralmente com formação científicos e cidadã, é preciso um trabalho coletivo e colaborativo entre os coordenadores, professores, gestores, alunos, pais ou responsáveis, enfim, toda comunidade escolar.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenadorpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical Political Projectpt_BR
dc.subjectCoordinatorpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico frente a elaboração e implementação do projeto político pedagógicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

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