Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1867
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RABÊLO, Aureni Pereira Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-20T17:37:02Z | - |
dc.date.available | 2017-12-20T17:37:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1867 | - |
dc.description | ABSTRACT: The objective of this study was to reflect on the pedagogical coordinator 's role in facing the challenges of indiscipline in the Eleodória Elementary School Jacinta Cantanhêde, in order to investigate the main aggravating factors related to indiscipline in the educational context. In the last decades, the studies on school indiscipline have been emphasizing in the field of educational research in different countries.The concept of indiscipline has become productive not only to describe certain situations and contexts of the classroom, but has served to address reflections on several aspects concerning the relationships and pedagogical practices in the school (AMADO, 2001; Xavier, 2002 apud GARCIA, 2009). From the historical-social analysis of indiscipline and how it influences in the most diverse social dimensions and very strongly in the school is that said research brings in its sections a historical approach to the role of Pedagogical Coordinator, indiscipline and its process of signification , In the course of this analysis approaching the history of the school unit, as well as the context of the indiscipline in its interior.For the solid base of the research, we used bibliographical sources, field research and interviews with a small part of the participants of the school community, seeking a reference in the collected data to strengthen the approach referenced here.It is essential that the pedagogical coordinator does not attach to the immediacy of his work, but that he critique the reality and also a reflection. Make social cuts that consider the educational context of your country, your city, the institution where you work and that can analyze the particularities of your workplace and learners. Therefore, it is necessary that there is continuous reflection, especially on the part of the pedagogical coordinators, as well as of the education professionals, on the current educational use of the challenges and the pedagogical coordinator in the attempt to contribute with the school to reduce the indiscipline . | pt_BR |
dc.description.abstract | O referido trabalho teve como objetivo refletir sobre a atuação do coordenador pedagógico frente aos desafios da indisciplina na Unidade Escolar Eleodória Jacinta Cantanhêde, a fim de investigar os principais agravantes que concerne à indisciplina no contexto educacional. Nas últimas décadas, os estudos sobre indisciplina escolar vêm se destacando no campo da pesquisa educacional em diferentes países. O conceito de indisciplina tornou-se produtivo não somente para descrever determinadas situações e contextos de sala de aula, mas tem servido para endereçar reflexões sobre diversos aspectos concernentes às relações e às práticas pedagógicas na escola (AMADO, 2001; ESTRELA, 1994; XAVIER, 2002 apud GARCIA, 2009). A partir da análise histórico-social da indisciplina e de como ela influencia nas mais diversas dimensões sociais e muito fortemente na escola é que a referida pesquisa traz em suas seções uma abordagem histórica do papel do Coordenador Pedagógico, da indisciplina e o seu processo de significação, abordando no decorrer dessa análise o histórico da unidade escolar, bem como o contexto da indisciplina no seu interior. Para a base sólida da pesquisa utilizou-se de fontes bibliográficas, pesquisa de campo e entrevista com uma pequena parte dos partícipes da comunidade escolar, buscando um referencial nos dados coletados para fortalecer a abordagem aqui referenciada. É essencial que o coordenador pedagógico não se prenda ao imediatismo no seu trabalho, mas que faça uma leitura crítica da realidade e também uma reflexão. Que faça recortes sociais, que considere o contexto educacional do seu país, da sua cidade, da instituição na qual atua e que consiga analisar as particularidades do seu local de trabalho e dos educandos. Portanto, é necessário que haja uma reflexão contínua, principalmente por parte dos coordenadores pedagógicos, bem como dos profissionais da educação, acerca da serventia da educação na atualidade frente aos desafios e atuação do coordenador pedagógico na tentativa de contribuir com a escola para diminuir a indisciplina. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Educador- Educando | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Coordinator | pt_BR |
dc.subject | Indiscipline | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Family | pt_BR |
dc.subject | Educator-Educating | pt_BR |
dc.title | Os desafios do coordenador pedagógico frente à indisciplina escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AureniRabelo.pdf | Artigo | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.