Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1871
Título: | LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR E A RELAÇÃO COM O PLANEJAMENTO DE ENSINO: o fazer do coordenador pedagógico |
Autor(es): | VIEIRA, Cleudecy Pereira |
Palavras-chave: | Leitura Práticas Planejamento Escola Coordenador Reading Practices Planning School Coordinator |
Data do documento: | 11-Nov-2016 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | Essa pesquisa teve por finalidade analisar, de maneira reflexiva as práticas de leitura no cotidiano da escola Alcelino Ribeiro Rodrigues. Através do histórico dos resultados das avaliações externas, notou-se o quanto à falta do hábito de leitura tem prejudicado os alunos no que se refere à interpretação de texto e reflexão dos vários textos apresentados a eles nas aulas de Língua Portuguesa. Para a conclusão dos fatos utilizou-se como ferramenta para a pesquisa a entrevista que com perguntas subjetivas para melhor conhecer as causas e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no que trata esta pesquisa. A pesquisa ainda aborda a importante relevância do papel do coordenador pedagógico no auxilio ao professor na elaboração do planejamento de ensino e práticas que viabilize o desenvolvimento dos alunos nas aulas de leitura. Para tanto este estudo foi embasado em autores que possuem estudos que abordam as questões relacionadas a leitura e planejamento de ensino, tais como: Freire (1995), Kleiman (2000, 2004), Teberosky (1991), Vasconcelos (2000), entre outros. |
Descrição: | ABSTRACT: This research aimed to analyze, in a reflective way, the reading practices in the daily life of the Alcelino Ribeiro Rodrigues school. Through the history of the results of the external evaluations, it was noted that the lack of reading habit has affected students in the interpretation of text and reflection of the various texts presented to them in Portuguese Language classes. For the conclusion of the facts was used as a tool for the interview research that with subjective questions to better know the causes and difficulties faced by teachers and students in this research. The research also addresses the important relevance of the role of the pedagogical coordinator in assisting the teacher in the elaboration of teaching planning and practices that enable the development of students in reading classes. For this, this study was based on authors who have studies that address the issues related to reading and teaching planning, such as: Freire (1995), Kleiman (2000, 2004), Teberosky (1991), Vasconcelos (2000), among others. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1871 |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CleudeciVieira.pdf | TCC | 259,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.