Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1875
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dc.contributor.authorSIQUEIRA, Edivana Valéria Rosa-
dc.date.accessioned2017-12-20T20:19:23Z-
dc.date.available2017-12-20T20:19:23Z-
dc.date.issued2016-11-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1875-
dc.descriptionABSTRACT: This research aimed at understanding the role of coordinating education in the Youth and Adult Education (EJA) compared to the work of educational-methodological guidance of Portuguese Language teachers from public schools in São José de Ribamar / MA in the 2014- 2015 period. The methodological approach adopted was qualitative. We chose to carry out the field research two schools in the city of São José de Ribamar, where questionnaires applied to fifteen subjects, they are two managers, a pedagogical coordinator, two teachers and ten students. This research was presented in chapters, the first discussing the historical aspects and legal requirements that accompany the pedagogical coordination and adult education in the Brazilian educational system; the second, analyzing the information about the Portuguese language teaching and the dimensions of this process in the work of coordinating education in adult education; and in the third chapter, we present the results of field research, where we understand that the challenge for the pedagogical coordination in the period analyzed was able to articulate training with the reality and the effective conditions for carrying out actions around the teaching-learning process Portuguese Language in EJA.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender a atuação da coordenação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) frente ao trabalho de orientação didático-metodológica dos professores de Língua Portuguesa das escolas municipais de São José de Ribamar/MA no período de 2014-2015. A abordagem metodológica adotada foi de natureza qualitativa.Escolhemos para a realização da pesquisa de campo duas escolas da rede municipal de São José de Ribamar, onde aplicamos questionários a quinze Sujeitos, sendo eles dois gestores, um coordenador pedagógico, dois professores e dez alunos. Esta pesquisa foi apresentada em capítulos, sendoque o primeiro contextualiza os aspectos históricos e pressupostos legais que acompanham a coordenação pedagógica e a EJA no sistema educacional brasileiro; o segundo, analisa oselementos acerca do ensino de Língua Portuguesa e as dimensões desse processo no trabalho da coordenação pedagógica na EJA; e,no terceiro capítulo, apresentamos os resultados da pesquisa de campo, onde compreendemos que o desafio para a coordenação pedagógica, no período analisado, foiconseguir articular a formação com a realidade e as condições efetivas para a realização de ações em torno do processo de ensino- aprendizagem de Língua Portuguesa na EJA.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino da Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinationpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titleA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: o acompanhamento didático-metodológico de professores de Língua Portuguesa nas escolas municipais de São José de Ribamar/MA no período de 2014-2015pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

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