Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1876
Título: | A importância da leitura para o desenvolvimento da criança e as intervenções do coordenador pedagógico |
Palavras-chave: | Prática do professor Leitura Coordenador Pedagógico Teacher Practice Reading Pedagogical Coordinator |
Data do documento: | 3-Dez-2016 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da leitura na vida da criança e as intervenções do coordenador pedagógico, sua contribuição na formação de leitores críticos no despertar do gosto pela leitura da turma de 1º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Tancredo Neves, tendo como objeto de estudo, a importância da leitura para o desenvolvimento da criança e as intervenções do coordenador pedagógico.Para tanto, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Barbosa (1990; 1994), Martins (1982; 1994) e Pimenta (1995; 2001), Soares (1995; 1998; 2002), que tratam dessa temática. Utilizou como ferramenta para a pesquisa observação atividades de leitura em que foram feitas anotações de campo, no período das observações para melhor conhecer a prática da professora em relação a importância da leitura. Realizou entrevista com a coordenadora pedagógica para fins de análise quanto as suas intervenções relacionadas as dificuldades enfrentadas pela professora na criação do hábito de ler, visto que há necessidade por parte da escola uma maior conscientização e incentivo à leitura que trazem implicações sobre o papel do coordenador pedagógico. Concluiu que o despertar do gosto pela leitura depende da forma como é trabalhada em sala de aula, pois este gosto é criado a partir de estímulos. A pesquisa demonstrou que a leitura é uma ferramenta importantíssima no processo de aprendizagem e deve ser de forma significativa na construção de estímulos.A prática da leitura é relevante no processo de ensino aprendizagem para a formação de leitores críticos. |
Descrição: | ABSTRACT: The present work aims to reflect on the importance of reading in the life of the child and the interventions of the pedagogical coordinator, his contribution in the formation of critical readers in the awakening of the taste for the reading of the 1st grade class of the Elementary School of the Tancredo Neves School Unit, Having as object of study, the importance of reading for the development of the child and the interventions of the pedagogical coordinator. To that end, this research was based on some theorists, among them Barbosa (1990; 1994), Martins (1982; 1994) and Pimenta (1995, 2001), Soares (1995, 1998, 2002), who deal with this theme. It used as a tool for the research observation reading activities in which field notes were made during the observation period to better understand the teacher's practice regarding the importance of reading. She conducted an interview with the pedagogical coordinator for the purpose of analysis regarding her interventions related to the difficulties faced by the teacher in creating the habit of reading, since there is a need on the part of the school for greater awareness and encouragement for reading that have implications for the role of the coordinator pedagogical. He concluded that the awakening of the taste for reading depends on the way it is worked in the classroom, because this taste is created from stimuli. The research demonstrated that reading is a very important tool in the learning process and should be in a significant way in the construction of stimuli. The practice of reading is relevant in the teaching-learning process for the training of critical readers. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1876 |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Edneide Arruda.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.