Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1878
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MARQUES, Elizabeth da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-20T20:39:16Z | - |
dc.date.available | 2017-12-20T20:39:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1878 | - |
dc.description | ABSTRACT: The organization of pedagogical work is critical for professionals who wish to perform quality work that will contribute to personal and professional growth of the team, the school success and student learning. In order to analyze the tasks of the pedagogical coordinator in the school work, as well as the need for their performance review was carried out in the literature, where the Vasconcellos authors, Nóvoa, Candau, Freire, Gatti, 2012, Libâneo, pepper, Saviani, Wallon and others were consulted and selected to support such work. The same is supported in the 1988 Federal Constitution Article 205, Law of Directives and Bases of Education -. LDBEN Nº. 9.394 / 96, Law No. 11,738 / 2008, Law Salary Floor for Education Professionals and the Statute of Children and Adolescents - ECA. The work was carried out through an action research with the following: Research Planning, choice of field, observation field, problem identification, questioning, check references, selection of subjects of research, development and implementation of questionnaires data collection, analysis of the results, comparison and / or comparisons of the results with the framework that supported the research and educational intervention with the support of the same. Thus, it is expected that the efforts made in this study contribute to the pedagogical coordinator / school supervisor, to organize the educational work of the school, in order to contribute to the improvement of teaching and learning, disquieting education professionals to reflect on their practices with a view to personal and professional growth of staff, student learning and school success, rely heavily on their work. | pt_BR |
dc.description.abstract | A organização do trabalho pedagógico é fundamental para os profissionais que desejam realizar um trabalho de qualidade que venha contribuir para o crescimento pessoal e profissional da equipe, o êxito da escola e a aprendizagem dos alunos. Com o objetivo de analisar as atribuições do coordenador pedagógico no trabalho da escola, assim como a necessidade de sua atuação foi realizada uma revisão na literatura, onde os autores Vasconcellos, Nóvoa, Candau, Freire, Gatti, 2012, Libâneo, Pimenta, Saviani, Wallon e outros foram consultados e selecionados para subsidiar o referido trabalho. O mesmo está respaldado na Constituição Federal de 1988 Art. 205, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN nº 9.394/96, Lei nº 11.738/2008, Lei do Piso Salarial para os Profissionais da Educação e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa-ação com os seguintes procedimentos: Planejamento da pesquisa, escolha do campo, observação do campo, identificação do problema, problematização, seleção de referências, seleção dos sujeitos da pesquisa, elaboração e aplicação de questionários para coleta de dados, análise dos resultados, comparação e/ou confrontação dos resultados com o referencial que subsidiou a pesquisa e intervenção pedagógica com o apoio do mesmo. Dessa forma, espera-se que o esforço empreendido neste estudo contribua para que o coordenador pedagógico/supervisor escolar possa organizar o trabalho pedagógico da escola, tendo em vista contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, inquietando os profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas, tendo em vista, que o crescimento pessoal e profissional da equipe, a aprendizagem dos alunos e o sucesso da escola, dependem muito de seu trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Coordinator | pt_BR |
dc.subject | Organization | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico e a organização do trabalho na escola: reflexões e prática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElizabethMarques.pdf | 909,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.