Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1882
Título: | O Coordenador Pedagógico e as práticas alfabetizadoras desenvolvidas na Unidade Integrada José Mousinho Silva, no município de Pedro do Rosário - MA |
Autor(es): | SILVA, Fabiola Cadete |
Palavras-chave: | Coordenador pedagógico Práticas alfabetizadoras Alfabetização Pedagogical coordinator Practice literacy teachers Literacy |
Data do documento: | 19-Nov-2016 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa empírica de natureza qualitativa, que tem como objetivo refletir sobre o trabalho do Coordenador Pedagógico junto as práticas alfabetizadoras desenvolvidas pelos professores da Unidade Integrada José Mousinho Silva, localizada na sede do município de Pedro do Rosário/MA. Este por sua vez está fundamentado em autores como (MORTATTI,2006), (OLIVEIRA,2008), (MORAIS, 2012), (RUSSO, 2012) e (VASCONCELLOS,2007). Para realização dessa pesquisa, elegeu-se como sujeitos oito pessoas, sendo seis professoras e duas coordenadoras do antigo e atual quadro funcional da instituição. Os instrumentos de pesquisa foram questionários e entrevistas abertas. Os resultados , apontam para uma reflexão sobre os limites do trabalho do Coordenador, no que tange ao acúmulo de atribuições e escolas para seu acompanhamento bem como as possibilidades para o desenvolvimento de um trabalhado voltado às articulações, socializações e reflexão das práticas alfabetizadoras desenvolvidas pelos professores numa perspectiva de contribuir com a aprendizagem dos alunos e consequentemente corroborar para a construção da identidade do Coordenador enquanto agente de grande relevância nas articulações pedagógicas da escola. |
Descrição: | ABSTRACT: This study is an empirical research of qualitative nature, which aims to reflect of the work of the Educational Coordinator at the literacy teachers practices developed by teachers of the Integrated Unit José Mousinho Silva, located at the headquarters of the municipality of Pedro Rosario / MA. This in turn is based on authors such as (Mortatti, 2006) (OLIVEIRA, 2008), (MORAIS, 2012), (Russian, 2012) and (Vasconcellos, 2007). For this survey, was elected as subjects eight people, six teachers and two coordinators of the old and new functional framework of the institution. The research instruments were questionnaires and open interviews. The results point to a reflection on the limits of the work of the Coordinator, with respect to the accumulation of assignments and schools for their monitoring and the possibilities for the development of a working back to the joints, socialization and reflection of literacy teachers practices developed by teachers in order to contribute to students' learning and thus corroborate to build the identity of the Coordinator as very important agent in pedagogical school joints. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1882 |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FaiolaSilva.pdf | 457,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.