Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1884
Título: Os saberes e a prática docente na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o papel do coordenador pedagógico neste processo de alfabetização
Autor(es): SILVA, Francidalva de Oliveira
Palavras-chave: PNAIC
Saberes
Prática Docente
Coordenador Pedagógico
Teaching Practice
Pedagogical Coordinator
Data do documento: 3-Dez-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Não é de hoje que o nosso país apresenta dificuldades para alfabetizar nossas crianças. Pensar sobre alfabetização é pensar em um tema de relevância nacional haja vista que a alfabetização é uma fase extremamente importante na trajetória escolar de qualquer aluno. Foi por refletir sobre a relevância deste tema que se pensou em problematizar nesta pesquisa a atual política nacional para alfabetização que hoje se configura no programa de formação continuada para professores alfabetizadores das escolas públicas de nosso país denominado Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa ( PNAIC). Atuando como orientadora de estudo deste programa desde 2013 pretendeu-se nesta pesquisa repensar o PNAIC objetivando analisar os saberes enfocados neste programa, o impacto destes saberes na pratica docente dos professores alfabetadores e também o papel do coordenador pedagógico neste processo de alfabetização. Optou-se pela linha pesquisa dentro dos parâmetros das metodologias póscríticas tendo como fio condutor a Arqueologia do Saber de Michael Foucault. A pesquisa é qualitativa e como fonte de pesquisa valeu-se da arqueologia dos documentos oficias do PNAIC, como Resoluções, Portarias do MEC, cadernos de estudo do programa, pesquisa bibliográfica em autores como Foucault ( 2014, 1995) Mortatti (2000, 2006 e 2010), Cavalcante (2015), Vaz (2007), Soares ( 2003, 2009) e Morais ( 2006) e também da pesquisa de campo cujos dados foram colhidos através de questionários estruturados entregues a uma amostra de dez professores alfabetizadores que participaram das formações continuadas do PNAIC e cinco diretores de escolas.Com esta pesquisa constatou-se, dentre outras coisas, que o impacto das formações do PNAIC foi positivo para a formação pedagógica e para a prática docente dos professores alfabetizadores de Governador Luiz Rocha, bem como foi possível constarar-se que estes saberes vivenciados no PNAIC poderiam ser melhor aproveitados pelos professores alfabetizadores se os coordenadores pedagógicos tivessem tido sua participação garantida pelo governo nas formações promovidas pelo programa.
Descrição: ABSTRACT: It is not today that our country has difficulties in literacy for our children. To think about literacy is to think about a topic of national relevance, given that literacy is an extremely important phase in the schooling of any student. It was for reflecting on the relevance of this topic that we thought to problematize in this research the current national policy for literacy that today is configured in the program of continuing education for literacy teachers of public schools in our country called National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) . Acting as a study guide for this program since 2013, the aim of this research was to rethink the PNAIC aiming to analyze the knowledge focused on this program, the impact of these knowledge on the teaching practice of teachers and also the role of the pedagogical coordinator in this process of literacy. We chose the line of research within the parameters of the post-critical methodologies, having as its guiding thread the Archeology of Knowledge by Michael Foucault. The research is qualitative and as a source of research, the archeology of PNAIC official documents, such as Resolutions, MEC Directives, study books of the program, bibliographic research in authors such as Foucault (2014, 1995) Mortatti (2000, 2006 and 2010), and Cavalcante (2015), Vaz (2007), Soares (2003, 2009) and Morais (2006), as well as field research whose data were collected through structured questionnaires delivered to a sample of ten literacy teachers who participated in the formations PNAIC and five school principals.With this research, it was noted, among other things, that the impact of the PNAIC formations was positive for the pedagogical training and for the teaching practice of the educator teachers of Governador Luiz Rocha, as well as it was possible It should be stated that these knowledge acquired in the PNAIC could be better used by the literacy teachers if the pedagogical coordinators had their participation guaranteed by the government in the formations promoted by the program.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1884
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancidalvaSilva.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.