Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1886
Título: O papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores do ensino médio: ressignificando o uso das TIC’s na escola
Autor(es): SOUSA, Gisele de Jesus Soares
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico
Formação Continuada
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pedagogical Coordinator
Continuing education
Information and communication technologies
Data do documento: 15-Jan-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O presente estudo tem como questão de partida: de que forma o coordenador pedagógico pode auxiliar os professores do Ensino Médio a ressignificar sua prática através do uso das TIC’s e quais caminhos este deve tomar para tornar seu trabalho mais produtivo, em especial no Centro de Ensino Cidade de Arari? A partir dessa questão define-se como objetivo geral: Refletir sobre o papel do coordenador pedagógico no lócus escolar, bem como sua responsabilidade com a formação continuada dos professores e a relação de empatia e aceitação entre professores e coordenador numa perspectiva construtiva e significativa. Para atingir tal intenção, elencamos os seguintes objetivos específicos: Identificar as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico, visando uma mudança de postura na relação coordenador-professor quanto ao uso pedagógico das TIC’s; Esclarecer a importância da ação do coordenador pedagógico desenvolvendo na escola ações que promovam a formação continuada do corpo docente enfatizando a ressignificação pedagógica das mídias educacionais. O referido trabalho assumiu os pressupostos da pesquisa qualitativa utilizando a revisão articulada a uma proposta de intervenção para alcance dos objetivos definidos. Os sujeitos envolvidos no trabalho são professores do Ensino Médio de diferentes áreas de conhecimento do Centro de Ensino Cidade de Arari localizada no município de Arari. Os instrumentos utilizados na proposta foram relatos encontros formativos sobre o tema em questão de onde a partir dos quais foram feitas observações e relatórios em cada encontro. Com base no objeto foco da investigação, os resultados obtidos apontam para o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores do ensino médio e sua influência para a ressignificação do uso pedagógico das TIC’s na escola. Constata-se, após tais encontros que teoricamente os professores reconhecem a necessidade de aplicar em seu trabalho cotidiano em sala de aula, novas metodologias voltadas para as tecnologias educacionais, entretanto é preciso ainda avançar nesse processo, pois ainda é possível observar uma significativa distância entre o que falam e o que desenvolvem junto a seus alunos como prática pedagógica. Em se tratando do papel do coordenador nesse processo, observamos que sua atuação deve estar focada especificamente na formação continuada dos professores e o acompanhamento do trabalho docente como fonte de orientação dessa formação, no entanto, na escola alvo deste estudo, o coordenador precisa ter acesso a um processo de preparação, para atuar junto ao corpo docente com autonomia de modo que possa intervir positivamente com os professores na ressignificação do uso pedagógico das TIC’s no espaço escolar.
Descrição: ABSTRACT: The present study has as its initial question: how the pedagogical coordinator can assist high school teachers to resign their practice through the use of TIC's and which paths it must take to make your work more productive, particularly in the teaching Center City of Arari? From this point we define as overall objective: to reflect on the role of the pedagogical coordinator in locus, as well as its responsibility to the continuing education of teachers and the relationship of empathy and acceptance among teachers and Coordinator in a constructive and meaningful perspective. To achieve such intention, we highlight the following specific objectives: Identify the possibilities of operation of pedagogical coordinator, seeking a change of attitude in the relationship Coordinator-professor to use TIC's teaching; Clarify the importance of pedagogical coordinator developing in school actions that promote the continuing education of faculty, emphasizing the ressignification of educational media pedagogical. The methodological path of that work took over the conditions of qualitative research using the review articulated a proposal for action to achieve the goals set. The subjects involved in the work are high school teachers of different areas of knowledge of the teaching Center City of Arari located in the municipality of Arari. The instruments used in the proposal were formative meetings on the topic in question. Based on the focus of the investigation, the results point to the role of the pedagogical coordinator on continuing education of middle school teachers and its influence to the ressignification of the pedagogical use of TIC's in school. We see, after these meetings that theoretically teachers recognize the need to apply in their daily work in the classroom new methodologies aimed at educational technologies, however still need to move forward in this process, because it is still possible to observe a significant gap between what they say and what they develop with their students as a pedagogical practice. When it comes to the role of Coordinator in the process, we note that its activities should be focused specifically on the continuing education of teachers and the teaching job as a source of guidance in this training, however, in this study, the target school coordinator must have access to a process of preparation, to act together to faculty with autonomy so that it can intervene positively with teachers in the pedagogical use of TIC’s ressignification's in the school space.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1886
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiseleJesus.pdf433,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.