Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1888
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dc.contributor.authorCORREA, Graziela Pereira Alves-
dc.date.accessioned2017-12-22T18:36:27Z-
dc.date.available2017-12-22T18:36:27Z-
dc.date.issued2016-11-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1888-
dc.descriptionABSTRACT: This paper aims to investigate the conception of evaluation of the teachers of the UEB Jorge Salomão and to analyze if the proof is a taxpayer or is the only instrument of evaluation of the student's learning, so to verify the proof is a diagnostic or classification instrument in the process Learning and thus point out the instruments and mechanisms made available by the school management to achieve excellence in its offer of teaching, as well as the role of the pedagogical coordinator in this context. A theoretical research was carried out, accompanied by field research, which analyzed the factors that teachers take into account when carrying out the evaluation, the evaluation conceptions used, the instruments used and the evaluation functions. For that, it is based on authors like Freitas; Lukesi; Cortella; Hoffman; Pink; Libâneo; Soares; Among others that address the issue of school evaluation. To carry out this research, the semi-structured interview applied to three teachers was elected as an instrument. In the questionnaire, the teachers answered the questions on the subject of the evaluation, according to their form of application in the classroom, the instruments used to evaluate, the objectives of the same, the question of returning student evaluations, the difficulties concerning the Evaluation, among other issues that allowed elucidating the evaluation process in said school. The evaluation is considered as a process by which one observes, analyzes and interprets the decision-making, in search of the transformation of pedagogical practice and the construction of knowledge, thus contributing to the formation of individuals. However, what was observed was an evaluation practice where only the student is evaluated and the teacher does not use the evaluation results to reflect on his / her teaching practice, the instruments used and the evaluation function. It is believed that the promotion of continuing education and moments of reflection on the process of school evaluation can contribute to new ways of achieving it, in a broader and meaningful sense, so that all have access to a quality school.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe averiguar a concepção de avaliação dos professores da UEB Jorge Salomão e analisar se a prova é um contribuinte ou é o único instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno, para assim constatar-se a prova é um instrumento diagnostico ou classificatório no processo aprendizagem do aluno e assim apontar os instrumentos e mecanismos disponibilizados pela Gestão escolar para alcançar a excelência em sua oferta de ensino, bem como o papel do coordenador pedagógico nesse contexto. Realizou-se uma investigação teórica acompanhada de pesquisa de campo, na qual foram analisados os fatores que os professores levam em consideração ao realizarem a avaliação, as concepções de avaliação empregadas, os instrumentos utilizados e as funções da avaliação. Para tanto, fundamenta-se em autores como Freitas; Lukesi; Cortella; Hoffman; Rosa; Libâneo; Soares; dentre outros que abordam a questão da avaliação escolar. Para realização dessa pesquisa elegeu-se como instrumento, a entrevista semiestruturada aplicada a três professores. No questionário, as professoras responderam as perguntas sobre o tema da avaliação, de acordo com sua forma de aplicação em sala de aula, os instrumentos utilizados para avaliar, os objetivos dos mesmos, a questão da devolutiva das avaliações dos alunos, as dificuldades concernentes à avaliação, dentre outras questões que permitissem elucidar o processo avaliativo na referida escola. Considera-se a avaliação como processo pelo que se observa, analisa e interpreta a tomada de decisões, em busca da transformação da prática pedagógica e da construção do conhecimento, contribuindo assim na formação dos indivíduos. No entanto, o que se observou foi uma prática avaliativa onde apenas o aluno é avaliado e o professor não usa os resultados da avaliação para refletir sobre sua prática docente, os instrumentos utilizados e a função da avaliação. Acredita-se que a promoção de formação continuada e momentos de reflexão sobre processo de avaliação escolar podem contribuir para novas formas de realizá-la, em um sentido mais amplo e significativo, de forma que todos e todas tenham acesso à escola de qualidade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCoordenador Pedagógicopt_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinatorpt_BR
dc.titleA avaliação escolar nos anos iniciais da UEB Jorge Salomãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

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