Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1890
Título: O desinteresse dos adolescentes do 1º ano do ensino médio pela escola: o trabalho do Coordenador pedagógico na intervenção desse quadro
Autor(es): REIS, Isabel Cristina Moreira
Palavras-chave: Desinteresse
Jovens
Ensino-aprendizagem
Coordenador Pedagógico
Disinterest
Young
Teaching-learning
Pedagogical coordinator
Data do documento: 1-Nov-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O presente trabalho intitulado “O desinteresse dos adolescentes do 1º ano do ensino médio pela escola: o trabalho do coordenador pedagógico na intervenção desse quadro, ” tem como objetivo analisar o nível de desinteresse dos alunos do 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Aristides Lobão diante do processo de ensinoaprendizagem e o trabalho do coordenador pedagógico na intervenção desse quadro. Para tanto, realizou-se um trabalho de observação no 1º ano,com 30 alunos, no turno vespertino, do Centro de Ensino AristidesLobão em Barão de Grajaú – MA, seguido de um questionário com perguntas abertas e fechadas para coletar informações sobre os anseios dos alunos no que se refere ao ensino e aaprendizagem. Por meio dessa pesquisa buscou-se investigar a função do coordenador pedagógico para realizar um trabalho eficaz juntamente com sua equipe, pois o grande desafio hoje enfrentado nas escolas é o desinteresse dos alunos na sala de aula. Em busca de maiores conhecimentos esse trabalho teve como referencial teórico Damiani (2008), Dayrell (2016), Gonh (2016), Freire (1997, 2015), Pimenta (1993),Raposo e Maciel (2005), Tapia e Fita (2003), Saviani (1991), entre outros. Nesse sentido, durante a pesquisa verificou-se que os alunos estão desmotivados e precisam ser estimulados a aprender, para tanto é preciso que a escola interaja com o meio social dos mesmos e desenvolva um trabalho coletivo, contextualizado e interdisciplinar.
Descrição: ABSTRACT: The present work entitled "The disinterest of the adolescents of the first year of high school by the school: the work of the pedagogical coordinator in the intervention of this framework," aims to analyze the level of disinterest of the students of the 1st year of high school Aristides Teaching Center Lobão before the teachinglearning process and the work of the pedagogical coordinator in the intervention of this painting. In order to do so, a study was carried out in the 1st year, with 30 students, in the afternoon shift, of the Aristides Lobão Teaching Center in Barão de Grajaú - MA, followed by a questionnaire with open and closed questions to collect information about the yearnings Of students in teaching and learning. The aim of this research was to investigate the role of the pedagogical coordinator in order to carry out an effective work with his or her team, since the great challenge faced in the schools today is the lack of interest of the students in the classroom. In the search for greater knowledge, this work was based on Damiani (2008), Dayrell (2016), Gonh (2016), Freire (1997, 2015), Pimenta (1993), Raposo and Maciel ), Saviani (1991), among others. In this sense, during the research it was verified that the students are unmotivated and need to be stimulated to learn, so it is necessary that the school interacts with their social environment and develops a collective, contextualized and interdisciplinary work.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1890
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsabelReis.pdf325,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.