Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1897
Título: O papel do coordenador pedagógico na articulação do planejamento interdisciplinar
Autor(es): ROLAND, Leidiane Monteiro
Palavras-chave: Planejamento
Interdisciplinaridade
Coordenação pedagógica
Data do documento: 22-Dez-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal, analisar o papel do coordenador pedagógico no planejamento interdisciplinar. Através da construção de um referencial teórico baseado nas concepções de Fazenda, Japiassu, Morin, Libâneo a fim de identificar os principais fatores que influenciam o processo de consolidação do planejamento interdisciplinar e reconhecer a função do coordenador pedagógico como articulador e mediador da organização do trabalho pedagógico no Centro de Ensino José de Anchieta, instituição escolar da cidade de Pinheiro que oferta o Ensino Médio Regular.Utilizou-se observações e entrevistas como instrumentos de coleta de dados, e como sujeitos envolvidos estavam os professores e o coordenador da escola. Portanto verifica-se que a figura do coordenador na escola é primordial para a implementação de uma prática interdisciplinar, pois ele é o elo entre os professores e o mediador entre as relações sociais presentes na escola.
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeidianeRoland.pdf348,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.