Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1899
Título: Concepções de professores sobre avaliação da aprendizagem: desafios para o coordenador pedagógico em escolas de ensino médio em Arari - MA
Autor(es): OLIVEIRA, Leoana das Dores
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Concepções
Coordenação Pedagógica
Evaluation of learning
Conceptions
Educational Coordination
Data do documento: 26-Nov-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Este estudo tem como questão de partida: quais as concepções de professores de escolas de ensino médio sobre avaliação da aprendizagem e em que medida o coordenador pedagógico pode contribuir para a ressignificação dessas concepções? A partir dessa questão definimos como objetivo geral: Compreender as concepções sobre avaliação da Aprendizagem de professores de escolas públicas de ensino médio no município de Arari-MA e quais as possibilidades intervencionistas do Coordenador Pedagógico para ressignificação dessas concepções. Para atingir tal intento, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: Identificar como as concepções de avaliação da aprendizagem presentes no contexto educacional brasileiro; Identificar o papel do coordenador pedagógico no contexto escolar e sua relação com o acompanhamento do processo de avaliação da aprendizagem e por fim Analisar as concepções dos professores das escolas campo de investigação, sobre avaliação da aprendizagem. O percurso metodológico do trabalho assumiu os pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando a revisão bibliográfica articulada à pesquisa de campo para alcance dos objetivos propostos. Os sujeitos da pesquisa, são professores de ensino médio de diferentes áreas de conhecimento de escolas localizadas na cidade de Arari-MA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foi o questionário com questões fechadas sobre o tema em estudo. Com base no objeto foco da nossa investigação os resultados alcançados apontam uma questão fundamental sobre a avaliação da aprendizagem e as concepções e práticas presentes nas escolas investigadas. Constatamos, após estudo, que há avanços no que tange a compreensão dos professores sobre o processo avaliativo na escola, relacionado inclusive com o que a produção acadêmica aponta, entretanto é preciso avançar nesse processo, pois ainda se observa uma significativa distância entre o que falam e o que desenvolvem como práticas de avaliação da aprendizagem em seus campos de atuação. Em se tratando do papel do coordenador nesse processo, observamos que sua atuação deve estar focada especificamente na formação continuada dos professores e o acompanhamento do trabalho docente como fonte de orientação dessa formação. Entretanto nas escolas investigadas os coordenadores precisam ter acesso a um processo de preparação, para atuar, junto ao grupo de professores com autonomia de modo que possam intervir junto aos docentes na ressignificação de suas práticas avaliativas na escola.
Descrição: ABSTRACT: This study has as a starting point: what are the conceptions of high school teachers about evaluation of learning and to what extent can the pedagogical coordinator contribute to the resignification of these conceptions? From this question we define as general objective: To understand the conceptions about evaluation of the Learning of teachers of public high schools in the municipality of Arari-MA and what the interventionist possibilities of the Pedagogical Coordinator to re-signification of these conceptions. In order to achieve this, we establish the following specific objectives: To identify how the conceptions of evaluation of learning present in the Brazilian educational context; To identify the role of the pedagogical coordinator in the school context and its relation with the monitoring of the process of evaluation of the learning and finally To analyze the conceptions of the teachers of the schools field of investigation, on evaluation of the learning. The methodological course of the work assumed the presuppositions of the qualitative research, using the bibliographical revision articulated to the field research to reach the proposed objectives. The research subjects are high school teachers from different areas of knowledge of schools located in the city of Arari-MA. The instruments used in the research were the questionnaire with closed questions about the subject under study. Based on the focus of our research the results achieved point to a fundamental question about the evaluation of learning and the conceptions and practices present in the schools investigated. We find, after study, that there are advances in what concerns the teachers' understanding about the evaluation process in the school, related even with what the academic production points, however it is necessary to advance in this process because, still a significant distance between what they speak And what they develop as learning evaluation practices in their fields of practice. Regarding the role of the coordinator in this process, we observed that his work should be specifically focused on the continued formation of the teachers and the monitoring of the teaching work as a source of orientation of this formation. However, in the schools investigated the coordinators need to have access to a process of preparation, to act, together with the group of teachers with autonomy so that they can intervene with the teachers in the re-signification of their evaluation practices in the school.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1899
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonaOliveira.pdf400,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.