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dc.contributor.authorPEREIRA, Magno Andris Costa-
dc.date.accessioned2017-12-26T13:03:05Z-
dc.date.available2017-12-26T13:03:05Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1904-
dc.descriptionABSTRACT: There have been many debates and discussions about the evaluation of learning in Brazilian education. Therefore, this paper presents the results of the research developed in the Integrated Unit Codozinho on evaluation of learning with analysis of the instruments and criteria used by teachers. The research had the interview of the teachers and the pedagogical coordinator, as an instrument to collect the information, with the intention of understanding the causes of a classification evaluation, still present in the school, for having the evaluation only with a verification of knowledge through tests and / Or examinations, to measure a grade to the student, resulting in the approval or disapproval of the student. Thus, the research reveals the need for a meaningful evaluation practice, with the pedagogical coordinator as the coordinator of all the work, provoking the teachers to reflect on the evaluation practices and the methodologies planned to be carried out with the necessary interventions to improve teaching learning. However, the research contributes to the understanding that all school work should be articulated and centralized in student learning, with well-planned didactic-pedagogical activities in accordance with the pedagogical political project of the school having the pedagogical coordinator as mediator of the process.pt_BR
dc.description.abstractMuitos tem sido os debates e as discussões acerca da avaliação da aprendizagem na educação brasileira. Por isso este trabalho vem apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida na Unidade Integrada Codozinho sobre avaliação da aprendizagem com análises dos instrumentos e critérios utilizados pelos professores. A pesquisa teve a entrevista dos professores e da coordenadora pedagógica, como instrumento para coletar as informações, com o intuito de compreender as causas de uma avaliação classificatória, ainda presente na escola, por ter a avaliação apenas com uma verificação do conhecimento através de provas e/ou exames, para aferição de uma nota ao aluno, resultando em sua aprovação ou reprovação. Desse modo, a pesquisa revela a necessidade de uma prática de avaliação significativa, tendo o coordenador pedagógico como articulador de todo o trabalho, provocando os professores para reflexão das práticas avaliativas e das metodologias planejadas para serem executadas com as intervenções necessárias para melhoria do ensino aprendizagem. No entanto, a pesquisa contribui para a compreensão de que todo o trabalho escolar deve ser articulado e centralizado na aprendizagem do aluno, com atividades didáticas-pedagógicas bem planejadas de acordo com o projeto político pedagógica da escola tendo o coordenador pedagógico como mediador de todo o processo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectAvaliação classificatóriapt_BR
dc.subjectInstrumentospt_BR
dc.subjectCritériospt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectClassification evaluationpt_BR
dc.subjectInstrumentspt_BR
dc.subjectInterventionpt_BR
dc.subjectCriteriapt_BR
dc.subjectSignificant evaluationpt_BR
dc.titleAvaliação da Aprendizagem na Unidade Integrada Codozinho: uma Análise dos Instrumentos e dos Critérios Adotados pelos (as) Professores (as)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

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