Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1906
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RIBEIRO, Maria da Anunciação | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-26T13:09:46Z | - |
dc.date.available | 2017-12-26T13:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1906 | - |
dc.description | ABSTRACT: This research analyzes the positioning of coordinators who work in schools of 6th to 9th grade in public schools, on cases of indiscipline experienced by teachers inside the classroom. To accomplish the said research started from a historical study on the role of coordinator with regard to this phenomenon pertinent and the factors that drive the change in behavior of students in the school. Later we apply questionnaires to the coordinators of the municipal schools headquarters and rural areas in order to identify the position of the same and which promote referrals to faculty in order to help fight indiscipline in the classroom. The text articulates to present concepts of discipline, the role of the pedagogical coordinator in the fight indiscipline in the classroom, underlying concepts indiscipline in schools, the curriculum related to indiscipline in the classroom and the main factors that trigger, and present the analysis and discussion of the results obtained in the survey conducted | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa o posicionamento dos coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas de 6° ao 9° ano na rede municipal, diante dos casos de indisciplina vivenciados pelos professores no interior da sala de aula. Para realizarmos a referida pesquisa partimos de um estudo histórico sobre o papel do coordenador com relação a esse fenômeno pertinente e dos fatores que norteiam a mudança de comportamento dos educandos no âmbito escolar. Posteriormente aplicamos questionários aos coordenadores das escolas municipais da sede e zona rural no intuito de identificar o posicionamento dos mesmos e quais encaminhamentos promovem ao corpo docente no sentido de ajudar a combater a indisciplina em sala de aula. O texto articula de modo a apresentar conceitos de indisciplina, o papel do coordenador pedagógico no combate a indisciplina em sala de aula, concepções subjacentes a indisciplina no âmbito escolar, relação do currículo escolar com a indisciplina em sala de aula e os principais fatores que os desencadeiam, além de apresentar a análise e discussão dos resultados obtidos na pesquisa realizada. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Sala de Aula | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Coordinator | pt_BR |
dc.subject | Discipline | pt_BR |
dc.subject | Classroom | pt_BR |
dc.title | Indisciplina na sala de aula: uma analise do posicionamento dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de Coroatá-Ma | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaRibeiro.pdf | 405,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.