Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1908
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Maria Inês Castro | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-26T19:36:05Z | - |
dc.date.available | 2017-12-26T19:36:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1908 | - |
dc.description | ABSTRACT: With the purpose of making a pedagogical coordinator function analysis, this paper seeks to contribute significantly to the understanding of the main function of the pedagogical coordinator within the educational institution rescuing the professional history, its mission, practices and performance. The theoretical basis is in authors such as Serpa (2011), Almeida (2003), Brandão (1982), Valencia (2007), Freire (1982), Lima (2007) among others. The methodology used was a quantitative and qualitative research, whose basic data collection instrument was an open questionnaire, having as subject teachers, and administrative manager epistemological of UEB Dilson Ramos Bessa municipal public education network inSão Luís, located in the countryside of this city. The discussion for the analysis of data was carried out in the light of positioning on the design of these professionals about the primary function of the pedagogical coordinator, what it does, and what you should do within the school routine doing a contextualization of their function with the reality experienced by it daily, so it was possible to see that the experience and practices carried out by it are far from its real role of articulator, trainer, facilitator and stimulator of learning within the school institution. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalhobusca contribuir de forma significativa para a compreensão da função do coordenador pedagógico dentro da instituição de ensino resgatando a história desse profissional, suas atribuições, práticas e atuação. O embasamento teórico está em autores como Serpa (2011), Almeida (2003), Brandão (1982), Vasconcelos (2007), Freire (1982), Lima (2007) entre outros. A metodologia aplicada é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, cujo instrumento básico de coleta de dados foi um questionário aberto, tendo como sujeitos professores, gestor e administrativo da UEB Dilson Ramos Bessa da rede pública municipal de ensino de São Luís, localizado na zona rural desta cidade. A discussão para análise dos dados foi realizada à luz do posicionamento sobre a concepção desses profissionais acerca da função precípua do coordenador pedagógico, o que ele faz, e o que deveria fazer dentro da rotina escolar fazendo uma contextualização da sua função com a realidade vivida por ele diariamente, assim foi possível constatar que a vivência e práticas realizadas por ele estão distantes do seu real papel de articulador, formador, mediador e estimulador de aprendizagens dentro da instituição escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Mediador | pt_BR |
dc.subject | Formador | pt_BR |
dc.subject | Articulador | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Coordinator | pt_BR |
dc.subject | Mediator | pt_BR |
dc.subject | Trainer | pt_BR |
dc.subject | Articulator | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | O trabalho do coordenador pedagogo no cotidiano da escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaInes.pdf | 287,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.