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dc.contributor.authorCOELHO FILHA, Raimunda Nonata-
dc.date.accessioned2017-12-27T17:35:50Z-
dc.date.available2017-12-27T17:35:50Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1914-
dc.descriptionABSTRACT: The present work board of a research developed in student house Itapecuru-Mirim – MA, Brazil. We investigate the procedures adopted by when the children face process difficulties instructions education. The qualitative research was developed in elementary public schools in the urban area. We conducted interviews, document analysis and participant observation. We present the data concerning the tutoring and we argue that they reveal that although this activity is prescribed in the educational projects prepared by the schools and teachers and that there is a specific time for the task within their working hours, the conditions in which children are attended, in most of the schools, do not favors the learning process. The data also indicates that in only one of the schools of our research, the group of teachers innovated the way of developing tutoring, thus benefiting children's process difficulties instructions education.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o reforço escolar na Casa do Estudante em ItapecuruMirim - MA, na qual foram investigados os procedimentos adotados pelas escolas quando as crianças enfrentavam dificuldades no processo ensino aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida em escolas públicas municipais da área urbana e utilizou entrevistas, análise documental e observações nos participantes. Neste texto serão apresentados os dados relativos ao reforço escolar os quais indicam que, embora essa atividade esteja prevista nos projetos pedagógicos das escolas e os professores disponham de tempo específico na jornada de trabalho destinado a essa tarefa, as condições nas quais as crianças são atendidas, na maior parte das escolas analisadas, apenas uma delas que participou da pesquisa, inseriu inovações interessantes na forma como o reforço foi desenvolvido, beneficiando as crianças no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectReforço Escolarpt_BR
dc.subjectProjeto-Pedagógicopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPedagogic Coordinatorpt_BR
dc.subjectInstructions Educationpt_BR
dc.subjectProject Pedagogicpt_BR
dc.titleReforço escolar: uma proposta para melhorar a aprendizagem dos alunos da rede pública de Itapecuru-Mirim (MA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

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