Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1924
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dc.contributor.authorARAÚJO, Valéria Oliveira Reis-
dc.date.accessioned2017-12-27T19:18:31Z-
dc.date.available2017-12-27T19:18:31Z-
dc.date.issued2017-02-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1924-
dc.descriptionABSTRACT: The present work deals with the Pedagogical Coordinator in the EJA: Reading and Textual Production, in a State school in the municipality of São José de Ribamar. For the accomplishment of this work a qualitative approach was employed that involved the following procedures: survey of bibliography in public and private libraries; data collection in a school that works with Youth and Adult Education, through the application of a questionnaire and interview with Pedagogical Coordinators, teachers of reading and textual production and with the students of the EJA doing a reflection on the role of the Pedagogical Coordinator regarding the teaching process of reading, writing and text production in the EJA in the year 2016. Having as theoretical foundation: Alarcão (2007), Corrêa (2000), Cortella (2006), Freire (2006), Foucambert (2006), Currela (2006), Currela (2006) and Freire (2006). 2006), Freire (1996), Fávero (2007), Gadotti (2007), Ibernón (2006), Koch (2006), Koch (2002), Kaufman 91995), Lerner (2002), Leal ), Magalhães (2002), Moura (2001), Nunes (2007), among others. After the analysis and reflection of the data obtained, we conclude that the Pedagogical Coordinator as motivator of the process of reading, writing and textual production in the school context of the EJA is a reality not yet achieved, as it is lost in practices that are not within its competence as : Make registrations, issue declarations, spend part of the time in the school office busy with other specific activities of this sector, among others. These works consume the time that could be used for planning meetings, orientations to teachers, observations of the school reality regarding the teaching-learning process. With this, to understand the students' reality regarding the practices of reading, writing and textual production expressing the importance of persisting in activities that value these practices as a way to motivate students in the search for more knowledge, because through the mastery of these practices They may have the autonomy to seek knowledge and talk about what they think and what they feel thereby exercising their role as a citizen.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre o Coordenador Pedagógico na EJA: Leitura e Produção Textual, em uma escola Estadual no município de São José de Ribamar. Para realização deste trabalho foi empregada uma abordagem qualitativa que envolveu os seguintes procedimentos: levantamento de bibliografia em bibliotecas públicas e particulares; coleta de dados em uma escola que trabalha com a Educação de Jovens e Adultos, através da aplicação de questionário e entrevista com Coordenadores Pedagógicos, professores de leitura e produção textual e com os alunos da EJA, num total de 8 sujeitos: Coordenado Pedagógico, Professores e alunos realizando-se uma reflexão sobre o papel do Coordenador Pedagógico no que tange o processo de ensino de leitura, escrita e produção de texto na EJA no ano de 2016. Tendo como fundamentação teórica: Alarcão (2007), Corrêa (2000), Cortella (2006), Freire (2006), Foucambert (2006), Freire (1996), Fávero (2007), Gadotti (2007), Ibernón (2006), Koch (2006), Koch (2002), Kaufman 91995), Lerner (2002), Leal (2006), Libâneo (1994), Magalhães (2002), Moura (2001), Nunes (2007), dentre outros. Após a análise e reflexão dos dados obtidos concluímos que o Coordenador Pedagógico como motivador do processo de leitura, escrita e produção textual no âmbito escolar da EJA é uma realidade ainda não alcançada, pois o mesmo se perde em práticas que não são de sua competência como: Fazer matrículas, expedir declarações, passar parte do tempo na secretaria da escola ocupado com outras atividades específicas deste setor, dentre outros. Trabalhos estes que consomem o tempo que poderia ser utilizado para reuniões de planejamento, orientações aos professores, observações da realidade escolar quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Com isso, perceber a realidade dos alunos no que concerne às práticas de leitura, escrita e produção textual expressando a importância de se persistir em atividades que valorizem essas práticas como forma de motivar os alunos na busca por mais conhecimento, pois através do domínio dessas práticas os mesmos podem ter autonomia de buscar conhecimentos e falar o que pensam e o que sentem exercendo assim o seu papel de cidadão.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectCoordenador Pedagógicopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinatorpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectTextual Productionpt_BR
dc.titleO Coordenador Pedagógico na EJA: Ensino de Leitura e Produção Textualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica

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